(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POR UNANIMIDADE

STJ aceita denúncia, e Witzel vira réu por corrupção

Ministros também acataram pedido do MPF para que governador do Rio continue afastado por mais um ano do cargo


11/02/2021 16:57 - atualizado 11/02/2021 17:09

Wilson Witzel (PSC) se tornou réu por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro(foto: Carlos Magno/Divulgação)
Wilson Witzel (PSC) se tornou réu por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro (foto: Carlos Magno/Divulgação)
Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou a denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que se tornou réu por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Witzel está afastado pelo STJ desde agosto do ano passado, pelo prazo de 180 dias, que venceria em fevereiro. Para manter o afastamento, o Ministério Público Federal (MPF) pediu para que ele continue fora do cargo por mais um ano, o que foi acatado pelos ministros.

 Também foram mantidas as medidas cautelares, como a proibição de ter contato com outros investigados. Witzel também não pode voltar ao Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio.

Votaram 13 ministros – dois se declaram impedidos.

Outros processos


Witzel também está afastado pelo Tribunal Especial Misto, no âmbito do processo de impeachment que foi aberto pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no ano passado.

Em dezembro do ano passado, o tribunal suspendeu os prazos para o julgamento, que terminaria em maio, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Ele determinou a suspensão do depoimento do governador afastado até que a defesa tivesse acesso a todos os documentos dos processo, dentre eles a delação premiada do ex-secretário de Saúde Edmar Santos.

Witzel foi denunciado pelo MPF no âmbito da Operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Segundo denúncia, o governador teria recebido por meio do escritório da sua mulher, Helena Witzel, R$ 554,2 mil em propina em esquema de corrupção na área da Saúde.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)