(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE SEM COVID

Eleições 2020: Luiz Antônio é reeleito para a prefeitura de Cedro do Abaeté

Única cidade do Brasil sem casos de COVID-19 reelegeu o atual prefeito com 54,46% dos votos


15/11/2020 22:14 - atualizado 16/11/2020 11:30

Luiz Antonio segue para o segundo mandato como prefeito.(foto: Reprodução TRE)
Luiz Antonio segue para o segundo mandato como prefeito. (foto: Reprodução TRE)

Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais, a única no país sem casos de COVID-19, com 100% das urnas apuradas, reelegeu Luiz Antonio (DEM) para o segundo mandato com 54,46% dos votos. A única adversária, Arminda Zizi (MDB) teve a preferência de 45,54% dos eleitores e perdeu por uma diferença de 100 votos.

 

Professor da rede pública, Luiz Antonio foi eleito pela primeira vez a um cargo público em 2012, quando disputou a prefeitura como vice-prefeito ao lado de Oldaíra Maria de Andrade. Na eleição seguinte, encabeçou a chapa e conquistou 50,62% dos votos.

 

A cidade, que tem 1157 mil habitantes, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contou com 1147 votantes neste domingo (15), ou seja, 97,65% de comparecimento do eleitorado. Apenas sete eleitores votaram em branco e 20 nulo. O primeiro colocado conquistou 610 votos e a segunda 510.

 

Com chapa puro sangue, Luiz Antonio terá como vice Vadinho Lourenço (DEM).

 

Sem COVID

 

Embora a cidade se destaque nacionalmente por não ter nenhuma confirmação do novo coronavírus, o foco do prefeito para os próximos anos está em avançar na infraestrutura da cidade. “Tínhamos vários projetos que estavam em execução que temos que terminar, alguns começar, temos o centro de convivência para fazer, temos muitas nascentes e devemos trabalhar a preservação ambiental”, destacou. 

 

Sobre as ações que tem mantido os números zerados na doença, ele disse acreditar na conscientização. “O nosso diferencial em sermos a única cidade do país em não ter é essa conscientização maciça. Entendemos que proibir e multar não funciona. Quando conscientiza, tem resultados”, comentou. Luzi Antonio ainda destacou a ausência de recursos para manter equipes suficientes para fiscalização opressiva.

 
Vereadores

 

Com 18 candidatos, divididos em dois partidos, DEM e MDB, a uma das nove vagas da câmara municipal, cinco vereadores foram reeleitos. Juca (MDB) foi o mais votado, com 134 votos, Anoé (DEM) obteve 130 votos, Ladimir (DEM) 84, Marcinho (MDB) conquistou 71 e Anicézio (MDB) 67.

 

Também foram eleitos para a legislatura 2021/2024 Julinho do Zé Júlio (DEM) com 105 votos, Talitinha (DEM) com 79, Tonho do Afonso com 77 e Pastor Aguimar (MDB) com 68. 

 

O prefeito reeleito terá maioria na câmara, com cinco parlamentares pelo DEM.

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)