(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Eduardo Bolsonaro cita Stalin ao defender voto impresso: 'Quem conta os votos é que importa'

Deputado federal também sugeriu, no Twitter, que falta transparência à apuração dos votos desta eleição


15/11/2020 19:28 - atualizado 15/11/2020 20:24

(foto: Rodrigo Pozzebom/Agência Brasil)
(foto: Rodrigo Pozzebom/Agência Brasil)
O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) voltou a criticar o voto eletrônico neste domingo (15) em que eleitores de 5.567 municípios foram às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

O político ironizou o pronunciamento que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luis Roberto Barroso, fez esta tarde sobre o ataque de hackers ao sistema do órgão. Na ocasião, Barroso garantiu que a invasão não foi bem-sucedida e, portanto, não chegou a prejudicar o processo de votação, embora tenha exposto e-mails de alguns funcionários públicos.

"O ataque hacker, partido do exterior, não afeta a apuração da eleição, mesmo tendo exposto dados de funcionários do TSE, disse o TSE. Mas sempre há o risco. Se já tivesse sido implementado o voto impresso as eleições estariam garantidas, fora a questão da transparência e auditoria", escreveu Eduardo no Twitter.



Pouco depois de publicar o post, o parlamentar se manifestou novamente sobre a questão, reforçando sua suspeição sobre a apuração dos votos. Desta vez, usou uma frase atribuída ao ao ex-ditador soviético Josef Stalin (1858-1953).

"Quem vota e como vota não conta nada; o que conta os votos é que realmente importa", postou o filho do presidente.



Em um terceiro tweet, o deputado afirmou que o vazemento "traz um clima de insegurança" e provoca desconfiança de que "o atraso na divulgação (do resultado do pleito) possa ser fruto de um novo ataque".

 

Lentidão

Em nota divulgada esta noite, o TSE volou a reforçar que o ataque dos hackers não foi bem-suceido e negou que haja atraso na apuração das eleições deste domingo. De acordo com a corte, há um "delay" na passagem das informações para o sistema de divulgação, fato que  justificaria a demora na atualização da contagem dos votos. 

Ainda segundo o tribunal, as equipes de tecnologia atuam de forma preventiva para garantir a lisura da apuração. Neste processo, um dos servidores teve que ser desligado, o que teria ocasionado a instabilidade do e-título e do site de divulgação do TSE. Leia a nota na íntegra:

“Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.” 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)