(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Lava Jato investiga marqueteiros por caixa 2 de R$ 25 mi em eleições no Ceará


16/10/2020 11:38

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta, 16, a Operação Marquetagem para investigar crimes relacionados a suposto caixa dois de R$ 25 milhões delatado pelos executivos da J&F; Wesley e Joesley Batista.

Agentes cumprem 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Salvador. Entre os alvos das medidas estão empresas de propaganda e marketing que teriam sido usadas para recebimento das propinas.

De acordo com a PF, a ofensiva visa angariar provas acerca de 'condutas potencialmente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários oriundos do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará - PROAPI, em troca do recebimento de propina'.

A corporação indica que as vantagens indevidas teriam sido pagas por meio da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias e doações oficiais para campanhas eleitorais em 2010 e 2014.

A investigação, que segundo a Polícia Federal consiste em mais uma fase a Operação Lava Jato Eleitoral, apura crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

"A operação foi batizada de Marquetagem, em alusão ao significado do termo que define o uso da publicidade distantes dos valores éticos", afirmou a PF em nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)