(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRISÃO

Vereador de BH é levado a presídio e nega participação em assassinato

Ronaldo Batista é suspeito de participar de homicídio de vereador e líder sindical de Funilândia: ''Ficou bravo porque assumi o sindicato no lugar dele''


15/10/2020 17:03 - atualizado 15/10/2020 20:29

Ronaldo Batista ocupa o cargo de vereador de BH desde agosto de 2019 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press)
Ronaldo Batista ocupa o cargo de vereador de BH desde agosto de 2019 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press)
O vereador de Belo Horizonte Ronaldo Batista (PSC) foi encaminhado ao Centro de Remanejamento Prisional (Ceresp) do Bairro Gameleira na tarde desta quinta-feira (15). Preso preventivamente, ele é suspeito de participar do homicídio de Hamilton Dias de Moura (MDB), vereador em Funilândia, na Região Central de Minas.

Batista chegou ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Bairro Lagoinha, por volta de 12h30 para prestar depoimento. Na saída, negou a participação no assassinato de Moura, que ocorreu em 23 julho deste ano. O corpo da vítima, morta dentro do próprio carro, foi encontrado nas redondezas da estação de metrô Vila Oeste.

"Ele (Hamilton) ficou bravo porque assumi o sindicato no lugar dele", se limitou a dizer.

Os dois políticos têm divergências em virtude do comando do Sindicato dos Motoristas e Empregados em Empresas de Transporte de Cargas, Logística e Diferenciados de Belo Horizonte e Região (SIMECLODIF). Hamilton já havia presidido a entidade, agora dirigida por Batista.

Defesa diz que divergências estão na Justiça

O advogado de Ronaldo Batista, Antônio Moreira Neto, concedeu breve entrevista ao sair do DHPP. Segundo ele, a defesa trabalha para tentar a liberdade provisória do vereador.

Ele garante que os problemas entre Batista e Hamilton não justificariam um homicídio.

"São divergências sindicais que eles têm, mas tudo sempre foi discutido na justiça, tanto que há processos em andamento. Ele não tinha nenhum motivo para tomar qualquer tipo de atitude contra a vítima", afirmou, prometendo comprovar a inocência de seu cliente "no momento certo".

Quem também corrobora a tese é Douglas Batista, filho do vereador preso. De acordo com o homem, as discussões entre seu pai e Hamilton ocorriam por terem "vieses ideológicos diferentes" sobre as ações em prol do sindicato.

Conforme a Polícia Civil, seis pessoas, incluindo o vereador, foram detidas nesta quinta suspeitas de participação na morte do sindicalista.

A corporação prometeu dar detalhes do caso nesta sexta, em entrevista coletiva.

Repercussão do caso fez vereador desistir de reeleição


Ronaldo Batista assumiu uma das 41 cadeiras da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em agosto de 2019, após Cláudio Duarte (PSL) ser cassado pela prática de "rachadinha".

Batista teve o nome aprovado por seu partido na convenção interna da legenda para tentar a reeleição. Ele, no entanto, acabou desistindo da candidatura – tanto que nem consta na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Questionado sobre o tema ao deixar a delegacia da Polícia Civil, Batista confirmou ter desistido da reeleição por conta da repercussão do caso.

Em agosto, seu gabinete na Câmara foi alvo de mandado de busca e apreensão por causa do caso envolvendo a morte de Hamilton Dias.

Batista foi preso na manhã desta quinta, no Bairro Castelo. Ele chegou à delegacia por volta das 12h30, permanecendo no local até pouco depois das 16h.

 

Procurada, a Câmara disse que não vai se manifestar sobre o caso, já que o processo corre em segredo de justiça e não tem relação com o mandato legislativo exercido por Batista. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)