(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMPARAÇÃO

'Apenas uma promessa', diz Moro sobre Bolsonaro e Berlusconi

Para ex-ministro, ataques à Lava-Jato não surpreendem e são similares ao que ocorreu na Itália com a Operação Mãos Limpas


06/09/2020 12:18 - atualizado 06/09/2020 12:22

(foto: Evaristo Sá/AFP )
(foto: Evaristo Sá/AFP )
Em meio a especulações sobre o fim da Lava-Jato após a saída do procurador Deltan Dallagnol, o ex-ministro Sergio Moro afirmou, em entrevista exclusiva ao Correio, que não se surpreende com os problemas que a força-tarefa vem enfrentando justamente durante um governo que foi eleito com a promessa de fortalecer as investigações e acabar com a corrupção: “É bem peculiar, mas não é incomum”.
Para Moro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aplica no Brasil estratégias parecidas às do ex-mandatário italiano Silvio Berlusconi. “Na Itália, o governo de Silvio Berlusconi foi eleito com essa bandeira e agiu contra a Operação Mãos Limpas. Berlusconi é, hoje, um dos políticos com a imagem mais associada a irregularidades”, lembrou.

Comparando as duas situações, o ex-ministro encontrou semelhanças: “Aqui o atual governo também foi eleito com a bandeira de defesa da Lava-Jato e do combate a alianças com políticos envolvidos em irregularidades”. Moro ainda arriscou um prognóstico sobre Bolsonaro: “Tudo indica que tenha sido apenas uma promessa de campanha”.

Segundo ele, o que acontece atualmente no Brasil é que “o sistema” político, assim como ocorreu com a Mãos Limpas na Itália, está pressionando as instituições “para tentar que tudo volte a ser como antes, tendo a impunidade como regra”, atestou. Moro ainda aproveitou para negar que tenha intenções políticas para 2022: “Mera especulação”. O ex-juiz afirmou que está focado no momento atual, inclusive, nas funções como professor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)