(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'SEM PRECONCEITOS'

Mourão defende que universidades públicas cobrem de quem pode pagar

De acordo com o vice-presidente, essa seria a garantia do acesso da população mais pobre ao ensino superior


26/08/2020 14:43 - atualizado 26/08/2020 15:09

Vice-presidente, Hamilton Mourão(foto: Agência Brasil/Reprodução)
Vice-presidente, Hamilton Mourão (foto: Agência Brasil/Reprodução)
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB‎) disse, na manhã desta quarta-feira (26), que quem tem condições deve pagar pelo ensino em universidades públicas. De acordo com ele, essa seria a garantia do acesso da população mais pobre ao ensino superior. A declaração foi feita em participação virtual em uma aula magna do Grupo Ser Educacional.

"Nós temos um paradoxo, que eu gostaria de trazer para todos, que é uma visão que eu tenho de longa data, que é nós termos, dentro da universidade federal, gente que poderia pagar os seus custos recebendo um ensino de graça e, posteriormente, não devolvendo nada para o país. Simplesmente é formada e passa, única e exclusivamente, a lidar com a sua vida privada", afirmou o vice-presidente.

Mourão ainda explicou que seus filhos estudaram em uma universidade federal e que ele poderia ter pago. Durante a conversa, ele afirma que é preciso fazer uma discussão “sem preconceitos” sobre o assunto.

Mensalidade em Universidades Públicas

O artigo 206 da Constituição Federal (CF) proíbe as universidades públicas de cobrarem mensalidades em seus cursos de graduação.

Apesar disso, essa não é a primeira vez que a cobrança voltou ao debate político. Isso porque a maioria dos países ricos cobra pelo acesso ao ensino superior e, através da cobrança, as universidades públicas brasileiras seriam menos desiguais.

Em 2019, o então ministro da Educação, Abraham Weitraub, precisou ir a público negar que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) pretendia cobrar mensalidades de estudantes das universidades federais.%u200B

*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)