(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas racista

Grupo organiza protesto para pedir exoneração de Camargo da Fundação Palmares

Coletivo Mulheres de Axé do Distrito Federal faz também manifestação na tarde desta quarta-feira


03/06/2020 12:12 - atualizado 03/06/2020 12:47

(foto: Facebook/reprodução)
(foto: Facebook/reprodução)
Após o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, fazer críticas ao movimento negro e dizer que não vai dar um centavo para terreiros, o Coletivo Mulheres de Axé do Distrito Federal prepara uma manifestação em Brasília na tarde desta Quarta-feira (3) para reivindicar que ele seja exonerado do cargo. Até o momento, o Palácio do Planalto não se manifestou sobre o caso.

No áudio revelado pelo Estadão, Camargo também se queixa de "vazamentos" de notícias na Fundação Palmares. "Tem gente vazando informação aqui para a mídia, vazando para uma mãe de santo, uma filha da puta de uma macumbeira, uma tal de Mãe Baiana, que ficava aqui infernizando a vida de todo mundo", disse ele, numa referência à Adna dos Santos. Conhecida como Mãe Baiana, Adna é uma das lideranças mais atuantes do candomblé no Distrito Federal.

Em nota, o Coletivo Mulheres de Axé também defendeu Mãe Baiana. "Nós, do Coletivo Mulheres de Axé do Distrito Federal, mostramos o nosso completo repúdio às declarações do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que configuram atos de racismo e intolerância religiosa contra as comunidades tradicionais de matriz africana e contra a nossa querida Mãe Baiana (Adna dos Santos)", diz a nota.

"Exigimos respeito e retratação desta instituição perante as ofensas criminosas cometidas contra nosso povo. Somos macumbeiras com orgulho, Sr. Sérgio. Macumbeiros são músicos, tocadores de um instrumento africano. Nosso Estado é laico e nossa ancestralidade, que habita este solo brasileiro e faz parte da religiosidade de muitas e muitos, merece proteção e respeito de todos os representantes do Estado", acrescenta o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)