(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUARESMA

RETIRO ESPIRITUAL DEPOIS DA FOLIA

Seis períodos de reflexão para os católicos serão realizados a partir de hoje, em BH. Pela primeira vez, a Missa da Unidade será celebrada na Catedral Cristo Rei, e não no Mineirinho


postado em 26/02/2020 04:00 / atualizado em 25/02/2020 19:48

Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (Igreja Boa Viagem) vai promover o primeiro retiro espiritual da quaresma, hoje, a partir das 14h30 (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A. PRESS)
Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (Igreja Boa Viagem) vai promover o primeiro retiro espiritual da quaresma, hoje, a partir das 14h30 (foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D.A. PRESS)

Duas novidades vão marcar a capital mineira no período da quaresma, que começa hoje, quarta-feira de cinzas, e vai até a manhã da quinta-feira da semana santa. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, estão programados seis retiros espirituais em igrejas da Região Centro-Sul: Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (Igreja Boa Viagem), Basílica Nossa Senhora de Lourdes e Igreja São José. Depois de quatro décadas, a tradicional Missa da Unidade deixará o ginásio do Mineirinho, na Pampulha, para receber, em 9 de abril, os fiéis na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte da cidade. As decisões foram anunciadas ontem pelo bispo auxiliar, dom Geovane Luís da Silva, após reunião com os párocos dos três maiores templos de BH. Hoje começa a Campanha da Fraternidade 2020, a primeira tendo à frente o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A programação dos retiros espirituais faz parte da segunda edição do Caminho da Fé e Cultura, iniciativa de dom Walmor Oliveira de Azevedo para juntar as tradições religiosas, a exemplo de procissões e encenação da Paixão de Cristo, a atividades culturais, como os concertos nas igrejas. “Serão dias de oração, reflexão, adoração do Santíssimo, cânticos, enfim, encontros espirituais”, explica dom Geovane, em reunião com os padres José Cláudio Teixeira (pároco da São José), Gedeão Maia e Márcio Silva Souza (pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Nossa Senhora de Lourdes) e Marcelo Silva (reitor da Boa Viagem).

Os retiros espirituais, com duração em torno de cinco horas, serão realizados sempre nas tardes de domingo, com exceção do primeiro, hoje, às 14h30, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua (Rua Sergipe, 175), com a presença de dom Geovane. Os demais serão em 1º de março (Boa Viagem), 8 (São José), 15 (Lourdes), 22 (Boa Viagem) e 29 (São José). “Queremos reunir cultura e fé, proclamar a Palavra e fazer a peregrinação às três maiores igrejas da capital. Já na véspera do domingo de Páscoa, teremos, a vigília eucarística”, resume dom Geovane Luís da Silva, que é o bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp).

Na quinta-feira santa se tornou tradição, desde a década de 1979, o grande número de caravanas chegando ao ginásio do Mineirinho, na Pampulha, para a Missa da Unidade. A partir de agora, no entanto, a celebração será na Catedral Cristo Rei. Seguno a Arquidiocese de BH, o número de participantes será menor, então cada uma das 297 paróquias enviará um grupo de 30 representantes.

Campanha da fraternidade 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo comandará a primeira Campanha da Fraternidade como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A. PRESS)
Dom Walmor Oliveira de Azevedo comandará a primeira Campanha da Fraternidade como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A. PRESS)

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e o lema inspirado no evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Campanha da Fraternidade 2020  começa hoje, na Arquidiocese de Belo Horizonte, com celebração, às 19h30, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Os fiéis vão se encontrar na Catedral Cristo Rei (Avenida Cristiano Machado, 11.910, no Bairro Juliana, na Região Norte). Antes da missa, haverá apresentação, às 19h, no local, de um coral de crianças de Santa Luzia, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a arquidiocese, a Campanha da Fraternidade 2020 busca incentivar cada pessoa a cultivar o entendimento de que todos devem cuidar uns dos outros – na família, na comunidade, na sociedade e no planeta. A partir do lançamento, as cerca de 300 paróquias da Arquidiocese de BH, na capital e em outros 27 municípios da região metropolitana, promovem atividades inspiradas na campanha.

Realizada desde 1962 pela Igreja Católica no Brasil, sempre na quaresma – preparação para a vivência da Páscoa (ressurreição de Jesus), “a Campanha da Fraternidade anuncia a importância de não  separar a conversão do serviço à sociedade e ao planeta”. A cada ano, um tema é destacado. Assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros temas.


PROGRAMAÇÃO


RETIROS ESPIRITUAIS

Fevereiro

Hoje, às 14h30, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem  

Evangelho: Deixai-vos reconciliar com Deus

Março

Dia 1º (domingo), às 14h30, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem 

Evangelho: Tentações de Jesus

Dia 8 (domingo), às 14h30, na Igreja São José 

Evangelho: Transfiguração

Dia 15 (domingo), às 14h30, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes 

Evangelho: Jesus, fonte de água viva

l Dia 22 (domingo), às 14h30, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem 

Evangelho de João: Cura do cego – Jesus é a verdadeira luz

Dia 29 (domingo), às 14h30, na Igreja São José

Evangelho: Ressurreição de Lázaro

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Hoje, às 19h30 – Missa com imposição de cinzas na Catedral Cristo Rei, presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. A Catedral Cristo Rei, fica na Avenida Cristiano Machado, 11.910, Bairro Juliana, na Região Norte de BH
 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)