(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senador questiona Aras sobre carta que aborda 'cura gay': 'Eu sou doente?'

Documento foi assinado pelo indicado à Procuradoria-Geral da República, mas ele disse que não leu o texto


postado em 25/09/2019 14:20 / atualizado em 25/09/2019 17:52

Durante a sabatina de Augusto Aras, indicado à Procuradoria-Geral da República, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, nesta quarta-feira, o atual subprocurador-geral foi bastante questionado. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu fala e indagou ao escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) a respeito de uma carta, assinada por Aras, que aborda temas como o tratamento para “cura gay”.

O documento, datado de 12 de agosto deste ano, é uma carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure). Aras consta como um dos signatários do texto, que também define como família a união de um homem com uma mulher. Contarato se mostrou indignado com a situação e indagou o subprocurador.

“Sou delegado de polícia há 27 anos, sou professor de direito há 20, e estou como senador da República. Eu tenho muito orgulho da minha família, eu tenho um filho. O senhor não reconhece a minha família como família? Eu tenho subfamília? Porque essa carta diz isso, senhor procurador. Diz mais, estabelece ‘cura gay’. Eu sou doente, senhor procurador?”, disse Contarato.

“Nós vivemos em uma democracia, e o artigo quinto da Constituição Federal é claro. Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Sem distinção de raça, cor, etnia, religião, origem, gênero, pessoa com deficiência”, completou o senador.

Na resposta, Aras recuou e disse que não leu o documento. O subprocurador também afirmou que não acredita em nenhum tratamento relacionado à “cura gay”.

Confesso à vossa excelência que eu não li (a carta). Eu sou um cidadão desse tempo e eu não posso deixar de reconhecer todos os fenômenos sociais e humanos. Respeito muito vossa excelência, tenho amigos e amigas que têm casamento homoafetivo, o casamento como um contrato na contemporaneidade entendido, hoje assim entendido na via jurídica. No mais, os meus respeitos à vossa excelência, à vossa família, aos vossos filhos, que são tão iguais quanto os meus. E nem acredito em ‘cura gay’, me permita complementar”, respondeu.

Após momento tenso, Augusto Aras e Fabiano Contarato se cumprimentaram (foto: Pedro França/Agência Senado)
Após momento tenso, Augusto Aras e Fabiano Contarato se cumprimentaram (foto: Pedro França/Agência Senado)
Após as falas, Aras e o senador se cumprimentaram na mesa da CCJ. Fabiano Contarato é o primeiro senador abertamente gay eleito. O parlamentar é casado, e o casal homoafetivo tem um filho, de cinco anos.

Após a sabatina, que pode ter fim nesta quarta-feira, os senadores votam a indicação de Aras à Procuradoria-Geral da República (ele precisa de 41 votos “sim”, de 81 possíveis). Caso o advogado tenha o positivo do plenário, caberá ao presidente nomeá-lo ao cargo, por meio de um projeto de lei.
 
Fabiano Contarato criticou o posicionamento de Augusto Aras, exposto por meio de uma carta(foto: Pedro França/Agência Senado)
Fabiano Contarato criticou o posicionamento de Augusto Aras, exposto por meio de uma carta (foto: Pedro França/Agência Senado)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)