Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro elogia Montezano e diz que ele 'tem tudo para dar certo' no BNDES

O chefe do Executivo federal evitou dar declarações sobre o que espera do novo mandatário do banco de fomento


postado em 18/06/2019 12:02

(foto: Marcos Corrêa/PR )
(foto: Marcos Corrêa/PR )

O presidente Jair Bolsonaro defendeu a nomeação do economista Gustavo Montezano para a Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O chefe do Executivo federal evitou dar declarações sobre o que espera do novo mandatário do banco de fomento e limitou-se a elogiá-lo, dizendo que “tem tudo para dar certo”.

A sucessão do economista Joaquim Levy por Montezano no BNDES será acompanhada de desafios cruciais. Entre eles, a devolução de recursos para o Tesouro Nacional, um desejo do ministro da Economia, Paulo Guedes, e a abertura da “caixa preta” do banco de fomento, uma obsessão de Bolsonaro.

“(Minha expectativa com Montezano é a) melhor possível. É Jovem, empreendedor, inteligente. E tem tudo para dar certo. Já o conhecia e, por coincidência, morou em um mesmo prédio que morei”, disse.

O Ministério da Economia tem uma expectativa de que o BNDES devolva R$ 126 bilhões ainda em 2019. Até o momento, foram pagos R$ 30 bilhões.

A abertura da “caixa preta” é um termo que Bolsonaro usa desde as eleições para dar transparência aos empréstimos do banco de fomento durante as gestões petistas, como recursos concedidos a países como Cuba e Venezuela. Além dessas exigências, o governo também espera de Montezano atuação firme na venda de participações do BNDESPar, braço de participações da instituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade