(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia presta depoimento na sede da Polícia Federal, em BH

O senador mineiro foi chamado para falar sobre delação de um executivo da Odebrecht, que diz ter repassado caixa 2 para a campanha de 2010


postado em 10/05/2019 10:51 / atualizado em 10/05/2019 11:07

Anastasia é investigado neste caso por causa da delação de um dos executivos da Odebrecht(foto: Alexandre Guzanshe / EM / D.A.Press)
Anastasia é investigado neste caso por causa da delação de um dos executivos da Odebrecht (foto: Alexandre Guzanshe / EM / D.A.Press)

O senador Antonio Anastasia (PSDB) compareceu na manhã desta sexta-feira (10) à Superintendência de Polícia Federal de Minas Gerais, no Bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, para prestar depoimento no inquérito que investiga a suspeita de caixa dois na campanha eleitoral de 2010, quando o tucano foi reeleito governador do estado. O dinheiro teria sido pago pela construtora Odebrecth, por intermédio do deputado federal Aécio Neves (PSDB). Os dois negam as irregularidades.

O inquérito foi remetido à Justiça Eleitoral mineira em setembro do ano passado, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. A mudança de instância foi baseada no entendimento do plenário da Corte de que o foro privilegiado só se aplica aos parlamentares nos casos relativos a crimes cometidos no exercício do cargo.

Segundo a assessoria de Anastasia, a presença do tucano foi solicitada apenas para que ele repetisse uma informação. “Por uma falha de digitação, no antigo inquérito 4414, houve necessidade de o senador aditar uma fala sua dita em 2017. Ele passou hoje na unidade policial próxima de seu escritório para resolver isso”, disse por meio de nota. O teor do depoimento não foi informado pela PF.

A investigação foi baseada em delação do ex-superintendente da Odebrecht em Minas Gerais Sérgio Neves, que afirmou que a empreiteira pagou caixa dois para as campanhas de Aécio e Anastasia. De acordo com ele, a empreiteira teria fornecido R$ 4,8 milhões por meio de contratos fictícios com uma empresa de marketing.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)