(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

65,7% dos brasileiros concordam com o fim do horário de verão

Pesquisa de opinião mostrou também que a maioria da população não gosta de adiantar relógio em uma hora entre outubro e fevereiro


23/04/2019 15:00 - atualizado 23/04/2019 15:21

Brasileiros não terão que ajustar os relógios este ano. Governo suspendeu mudança por concluir que não há economia de energia que justifique
Brasileiros não terão que ajustar os relógios este ano. Governo suspendeu mudança por concluir que não há economia de energia que justifique (foto: Beto Novaes/EM)

A maioria dos brasileiros concorda com a decisão do governo de Jair Bolsonaro (PSL) de acabar com o horário de verão este ano. A pesquisa de opinião pública do Paraná Pesquisas apontou que 65,7% dos brasileiros são a favor do cancelamento da mudança do fuso horário entre outubro e fevereiro. Apenas 31,1% discorda e 3,2% não sabe ou não respondeu.


Fim do horário de verão
Concorda 65,7%
Discorda 31,1%
Não sabe ou não respondeu 3,2%

A suspensão do horário de verão este ano foi anunciada pela Presidência da República no início do mês. Segundo o levantamente, 63,1% da população não gosta do período em que se adianta o relógio em uma hora. Já a parcela de 32,2% gosta e 4,7% não sabe ou não respondeu.

A população do Sudeste e do Sul, que abrange o maior número de estados com horário de verão, são as com maior resistência ao cancelamento. No Sudeste, 38,6% são contra a medida e, no Sul, 38,4% discorda da decisão. No Nordeste, onde não há mudança no relógio, esse percentual cai para 18,8%.

A pesquisa entrevistou 2.020 brasileiros em 164 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 14 e 17 de abril. O grau de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro varia entre 3,5% para a Região Sudeste, que concentra o número de entrevistas, até 6%, no Sul do país, com menor número de entrevistados.

 


Sem economia
A decisão de Bolsonaro em acabar com o horário de verão este ano foi baseada em um parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta pouca efetividade na economia energética.

No ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que a medida não tem sido eficiente na economia de energia, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”.

88 anos de horário de verão
O horário de verão foi criado em 1931 com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano, e tem sido aplicado no país, sem interrupção, ao longo dos últimos últimos 35 anos.

Normalmente, o horário de verão ocorre entre outubro e fevereiro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora.

O novo fuso horário vigora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. No ano passado, ele começou em novembro, por causa da apuração das urnas nas eleições de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)