(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Elói Mendes será a 23ª cidade mineira a ter eleições suplementares depois de 2016

Prefeito e vice do município foram condenados por utilizar dinheiro público para fomentar propaganda eleitoral. Eleição não exclui ida às urnas no ano que vem


postado em 22/04/2019 18:58 / atualizado em 22/04/2019 19:09

De acordo com o Instituo Brasileiro de Pesquisas (IBGE), Elói Mendes tem 27.823 habitantes(foto: Reprodução/ Prefeitura de Elói Mendes)
De acordo com o Instituo Brasileiro de Pesquisas (IBGE), Elói Mendes tem 27.823 habitantes (foto: Reprodução/ Prefeitura de Elói Mendes)

Residentes de Elói Mendes, no Sul de Minas, irão às urnas no dia 7 de julho para escolher o novo prefeito e vice da cidade. A data foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nesta segunda-feira. 

Em 2017, os então líderes e vice-líderes do Executivo, William Cadorini (PDT) e Paulo Roberto Belato, respectivamente, tiveram seus mandatos cassados. Desde então, o município começou a ser administrada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, José Ricardo Pereira (PSD). 

Os administradores são acusados de utilizar dinheiro público para custear a 12ª EXPOEM, onde teria ocorrido promoção da campanha dos políticos. Neste mês, a cassação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, instância máxima da Justiça Eleitoral.

Com a nova data estipulada pelo tribunal, os eleitores de Elói Mendes devem ir às urnas duas vezes em quase um ano. No ano que vem, estão previstas eleições municipais para todos os municípios brasileiros.

Além de Elói Mendes, a Jusitça Eleitoral já teve que marcar eleições suplementares em 22 municípios de Minas Gerais. Nesses casos, os prefeitos eleitos em outubro de 2016 foram impedidos de administrar as cidades, após serem acusados de cometer atos eleitorais ilícitos.

Prazos 

Conforme o TRE-MG, os candidatos ao cargo de prefeito terão até as 19h de 6 de junho para formalizar os pedidos de registros dos candidatos à Justiça Eleitoral.  A partir de 7 de junho, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada.

A partir de 6 de junho até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral de Varginha, responsável pelo município de Elói Mendes, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados. 

Veja em quais cidades mineiras ocorreram eleições suplementares


02 de junho de 2019
JUATUBA 

24 de junho de 2018
SANTA LUZIA
ITANHOMI 
TIMÓTEO

03 de junho de 2018
IPATINGA 
GUANHÃES
POCRANE

04 de março de 2018
SANTA CRUZ DE SALINAS
IBITURUNA
CAMPO AZUL 

03 de dezembro de 2017
ANTÔNIO DIAS 
CONCEIÇÃO DO RIO VERDE 

19 de novembro de 2017
IBIRACATU 
JORD NIA SANTANA DA VARGEM 

02 de julho de 2017
SANTA RITA DE MINAS 
CAMPO FLORIDO
CANAÃ

04 de junho de 2017
CRISTIANO OTONI 

07 de maio de 2017
GUARACIAMA 

12 de março de 2017
ALVORADA DE MINAS
ERVÁLIA 
SÃO BENTO ABADE 

* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)