(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder do governo acirra crise com apoio a Bolsonaro nas redes sociais

No grupo da bancada do PSL, o líder do governo na Câmara sai em defesa de Bolsonaro no embate com Rodrigo Maia e aumenta ainda mais a tensão entre o Planalto e o Congresso


postado em 25/03/2019 06:00 / atualizado em 25/03/2019 07:43

Encontro entre o presidente e o parlamentar ocorreu no Palácio da Alvorada e não estava previsto na agenda do governo(foto: Reprodução)
Encontro entre o presidente e o parlamentar ocorreu no Palácio da Alvorada e não estava previsto na agenda do governo (foto: Reprodução)
Brasília – Em mais um capítulo da escalada de atritos entre o Palácio do Planalto e o Congresso, o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), saiu em defesa da nova política e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro está convicto de que agiu certo no embate com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Após participar de reunião com o presidente no Palácio da Alvorada para viabilizar a tramitação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado enviou, por volta das 13h30, uma série de mensagens ao grupo dos parlamentares do PSL no WhatsApp. O líder governista não citou nominalmente a “velha política”, expressão criticada por Maia na troca de farpas com Bolsonaro, mas disse que é “preciso mudar a situação” se referindo “às práticas do passado”.

“Nosso presidente está certo e também convicto de suas atitudes. (…) As práticas do passado não nos levaram ao caminho em que queremos estar. Todos nós, em particular do PSL, somos agentes para ajudar a mudar a situação em que nos encontramos”, escreveu major Vitor Hugo no WhatApp aos integrantes da bancada. “Temos a possibilidade de escolher de que lado estar... somos todos a nova política”, completou. O deputado encaminhou, em seguida, duas postagens que fazem referência a supostas negociações de cargos nos governos Michel Temer e Dilma Rousseff em troca do apoio do Congresso.

Apaziguador


No fim da tarde, Vitor Hugo voltou a publicar no grupo. Entretanto, o tom das mensagens foi mais apaziguador, mostrando a importância de Maia para a aprovação da reforma da Previdência. “O apoio de Maia é importante para a aprovação da nova Previdência e também do pacote de lei anticrime. Ele mesmo tem sinalizado que cabe ao governo montar sua base e queremos crer que o PSL é pedra fundamental nesse processo”, disse. Aos deputados, contou que se reuniu ao longo da semana com o presidente da Câmara e que também conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, “para buscar pontes”.

Interlocutores de Maia afirmam que a divulgação das mensagens deixou o presidente da Câmara ainda mais irritado. A avaliação dos aliados do deputado do DEM é que esse novo episódio deve acirrar ainda mais os ânimos com Bolsonaro — os dois trocam farpas em torno da articulação da reforma da Previdência desde a última sexta-feira. O deputado fluminense se irritou com o governo após ter sofrido ataques nas redes sociais feitos por um dos filhos do chefe de Estado, o vereador Carlos Bolsonaro.

Reunião


Após dias seguidos de embate, o domingo tinha tudo para ser um dia tranquilo. Durante a manhã, Bolsonaro se reuniu com Vítor Hugo para tentar conter o estrago dos desentendimentos entre os Poderes. O presidente aproveitou o dia para discutir estratégias de articulação para o início da semana. Com a possibilidade de Maia ficar de fora do processo de negociações entre o Planalto e o Congresso, Bolsonaro tenta alinhar as novas medidas que serão adotadas.

Ao sair da residência oficial da Presidência da República, Vitor Hugo disse que conversou com Bolsonaro sobre a aprovação da nova Previdência e a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) na Casa. “Tratamos sobre articulação política, sobre a próxima semana, como retomar os trabalhos para a aprovação da Nova Previdência, a questão dos votos na CCJ, o trabalho junto ao Felipe Francischini (presidente da CCJ) e ao Onyx (Lorenzoni, Casa Civil)”, afirmou.

Embora a troca de mensagens com a bancada do PSL mostre que Vitor Hugo conversou com o presidente sobre os desentendimentos com Maia, o deputado negou que tivessem tratado diretamente do assunto. “Vamos caminhar para uma aproximação”, disse. Ele afirmou ainda que Bolsonaro está calmo. “O presidente nunca perdeu a tranquilidade”, declarou. Questionado sobre um possível rompimento entre Bolsonaro e o deputado do DEM, o líder do governo na Câmara disse que há disposição entre os dois de se aproximarem. “O clima vai arrefecer agora. A semana passada foi muito tensa e agora a gente vai caminhar para uma aproximação”, minimizou.

Vitor Hugo disse ainda que vai intensificar conversas com as bancadas na Câmara, para esclarecer dúvidas sobre a reforma da Previdência. “Nós vamos continuar conversando com parlamentares, com os líderes. Já conversei com Rogério Marinho (secretário da Previdência) a respeito de prosseguir nas bancadas para poder explicar um pouquinho mais sobre as dúvidas acerca da reforma da Previdência, da construção da nova Previdência, e a gente vai continuar com esse trabalho”, completou o deputado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)