(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Morre Eunice Paiva, protagonista de buscas por desaparecidos no regime militar

Pesquisa independente dela e da família, em grande parte, que levou ao esclarecimento de casos relacionados à ditadura militar


postado em 13/12/2018 17:31 / atualizado em 13/12/2018 18:26

(foto: Arquivo pessoa)
(foto: Arquivo pessoa)

Morreu na tarde desta quinta-feira, 13, aos 86 anos, a advogada Eunice Paiva, uma das protagonistas do movimento por buscas de desaparecidos no regime militar no Brasil. Mulher do deputado cassado Rubens Paiva, assassinado em 1971, e mãe de cinco filhos - entre eles o escritor Marcelo Rubens Paiva, colunista do jornal O Estado de S. Paulo -, Eunice passou mais de 40 anos em busca de esclarecimentos sobre a morte do marido, que nunca teve o corpo encontrado. Teve a vida retratada no livro "Ainda Estou Aqui", do filho Marcelo.

Ao lado da estilista Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel, de Crimeia de Almeida, Inês Etienne Romeu, Cecília Coimbra, entre outras mulheres, liderou campanhas pela abertura de arquivos sobre vítimas do regime. Foi a pesquisa independente de Eunice e da família, em grande parte, que levou ao esclarecimento do caso após décadas.

Rubens Paiva foi recolhido pela polícia no dia 20 de janeiro de 1971 na casa em que morava com a família no bairro do Leblon, do Rio de Janeiro. Foram décadas de informações desencontradas e espera até que o caso fosse esclarecido.

A família só conseguiu um atestado que oficializasse a morte em 1996, e só então foi possível acessar contas bancárias, executar apólices de seguro, negociar imóveis. A primeira prova objetiva de seu assassinado só foi encontrada 41 anos depois, em novembro de 2012, com uma ficha que confirmava sua entrada em uma unidade do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).

Eunice teve participação ativa no processo de redemocratização do País, a partir de 1985. Se formou em Direito depois dos 40 anos e, segundo a família, devotava paixão pelas ciências jurídicas. Um símbolo na defesa da preservação da memória no País, foi vítima de Alzheimer no fim da vida.

O velório ocorre na região da Bela Vista, em São Paulo, e o enterro será amanhã no Cemitério do Araçá.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)