(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Bolsonaro: Metodologia para calcular desemprego é farsa que tem de ser alterada

Crítica velada ao IBGE foi feita sem especificar qual seria o problema da atual metodologia


postado em 05/11/2018 18:30 / atualizado em 05/11/2018 19:02

(foto: Fernando Frazao/Agencia Brasil )
(foto: Fernando Frazao/Agencia Brasil )

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse nesta segunda-feira, 5, que pretende mudar a forma como se calcula oficialmente o número de desempregados no Brasil.

"Vou querer que a metodologia para dar o número de desempregados seja alterada no Brasil. O que está aí é uma farsa", afirmou, sem citar especificamente o IBGE.

"Quem recebe Bolsa Família é tido como empregado, quem não procura emprego há mais de um ano é tido como empregado, quem recebe seguro-desemprego é tido como empregado. Temos que ter uma taxa não de desempregados, e sim de empregados. Não tem dificuldade para ter isso aí e mostrar a realidade para o Brasil", afirmou, em entrevista à Band. Bolsonaro respondia a uma pergunta sobre os últimos dados do IBGE referentes à contínua queda do desemprego.

Ao falar especificamente sobre o benefício do Bolsa Família, Bolsonaro reafirmou que não pretende cancelar os pagamentos, o que seria uma "desumanidade", mas reiterou que "tem que ter uma nova forma de cadastramento", apesar da dificuldade de se fazer auditorias.

"Tem cidades que 95% da população recebe Bolsa Família", declarou, criticando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre sua saúde, ele disse que a partir do dia 12 de dezembro, quando será internado para uma nova cirurgia, para retirada de sua bolsa de colostomia, será submetido a uma semana de convalescença hospitalar. Ele brincou ao declarar que entre o Natal e o ano-novo espera poder mergulhar no mar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)