(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibope: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos e Haddad, 41%

Margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%


postado em 15/10/2018 19:05 / atualizado em 15/10/2018 20:24

(foto: / AFP / NELSON ALMEIDA AND Nelson ALMEIDA )
(foto: / AFP / NELSON ALMEIDA AND Nelson ALMEIDA )

 

Na primeira pesquisa para a Presidência feita pelo Ibope para o segundo turno, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece com 59% das intenções de voto e Fernando Haddad (PT) com 41%. Os números do levantamento divulgado nesta segunda-feira correspondem aos votos válidos, ou seja, quando são retirados da conta aqueles que pretendem votar em branco ou nulo e quem ainda não sabem.

Os números mostram o distanciamento entre os dois que disputam o Palácio do Planalto, com vantagem para o concorrente do PSL que abriu 18. O petista agora aparece com o percentual de rejeição maior que a do capitão reformado.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. O instituto ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro.


Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 52% das intenções e Haddad 37%. Os eleitores que disseram que pretendem votar em branco ou nulo somam 9% e os que ainda não sabem 2%.

Potencial de voto e rejeição


Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.

Bolsonaro


Segundo o levantamento, 41% afirmaram que “com certeza” votariam em Jair Bolsonaro. Já os que afirmaram que “poderiam votar” somam 11%. A rejeição do candidato do PSL ficou em 35%, total de pessoas que disseram não votar nele “de jeito nenhum”.

Outros 11% declaram que não tem conhecimento suficiente sobre ele para votar. Não sabem ou preferem não opinar foram 2% dos consultados.

Haddad

Em relação a Fernando Haddad, 28% disseram ter convicção no voto do petista. Outros 11% declararam ao Ibope que poderiam votar nele. Já os que rejeitam o petista e afirmaram não votar nele “de jeito nenhum” somam 47%.

Há os que argumentaram que não conhecem o suficiente para opinar e totalizam 12%. Por fim, os que não sabem ou preferem não declarar o voto somam 2%.


Em outra pesquisa também divulgada ontem pelo Instituto FSB Pesquisa/BTG Pactual. O levantamento registra 51% nas intenções de voto estimulada para Jair Bolsonaro (PSL) e 35% para Fernando Haddad (PT). Brancos e nulos somam 5%.

Outros 6% disseram que não votam em nenhum dos dois candidatos que disputam a Presidência neste 2º turno das eleições. Há ainda 3% que não souberam ou não responderam.

 

A pesquisa Ibope foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01112/2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)