Publicidade

Estado de Minas

Ibope MG: Anastasia 31%, Pimentel 22%, Zema, 7%


postado em 12/09/2018 19:27 / atualizado em 12/09/2018 19:56

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press e Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press e Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil)
Pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (12) para intenções de votos nos  candidatos ao governo de Minas apontou o senador Antonio Anastasia (PSDB) com 31% da preferência dos eleitores contra 22% do governador Fernando Pimentel (PT).
  
Em terceiro lugar vem o candidato do Partido Novo Romeu Zema, com 7%, seguido de João Batista Mares Guia, da Rede, com 2%. Os candidatos Claudiney Dulim (Avante), Dirlene Marques (PSOL), Jordano Metarlúrgico (PSTU), Adalclever Lopes (MDB) e Alexandre Flach (PCO) tiveram 1% das intenções de voto cada.

De acordo com o Ibope, 19% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo. Outros 13% ainda não sabem em quem votar para o governo de Minas. A pesquisa, a primeira após o início da propaganda eleitoral de rádio e TV, foi encomendada pela TV Globo.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre 9 e 11 de setembro foram ouvidos 1.512 eleitores de 91 cidades mineiras. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O Ibope fez também um levantamento espontâneo com os entrevistados, em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos. Na espontânea, o candidato Anastasia teve 15% das intenções de voto; seguido de 8% do Pimentel; 4% para Romeu Zema; 1% para João Batista Mares Guia e Dirlene Marques.

Segundo turno 

Na simulação para o segundo turno, Antonio Anastasia também vence Fernando Pimentel, com 41% das intenções para o tucano e 29% para o petista.

O Ibope mediu ainda a taxa de rejeição dos candidatos, em que o eleitor diz em qual dos candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Pimentel foi rejeitado por 36% dos entrevistados; seguido de Anastasia, com 22%; Romeu Zema, com 11%; João Batista Mares Guia, com 9%; Adalclever Lopes, Claudiney Dulim e Dirlene Marques foram rejeitados por 8% cada.

Alexandre Flach e Jordano Metarlúrgico tem rejeição de 7%. Entre os entrevistados 8% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade