(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça 10 candidatos que fazem das eleições, literalmente, uma piada

Candidatos aos mais variados cargos públicos apostam no humor para chamar a atenção do eleitor


postado em 04/09/2018 18:28 / atualizado em 04/09/2018 18:44

Nomes chamativos, fantasias, piadas. O humor sempre foi uma forma de alguns candidatos chamarem atenção nas eleições. Mas em tempos de campanha curta e com menos recursos, a graça parece ser uma aliada ainda mais potente, especialmente se ajudar a candidatura a viralizar nas redes sociais. 

Nos primeiros quatro dias de campanha na rádio e na televisão, alguns concorrentes aos mais diversos cargos públicos já começam a se destacar e ganham comentários, compartilhamentos e likes. Resta saber se o engajamento on-line se transformará em votos e eles serão também lembrados nas urnas em outubro.


Veja abaixo 10 desses concorrentes, começando, evidentemente, como o mais bem-sucedido político a adotar a estratégia: o deputado Tiririca (PR-SP), que este ano voltou ao horário eleitoral gratuito.  
 

1. Tiririca (PR-SP) 
Humorista e deputado federal conhecido pela frase de campanha “Pior do que tá, não fica”, Tiririca volta a concorrer à Câmara dos Deputados. Com 30 segundos na tevê —  maior do que o tempo de oito dos 12 presidenciáveis —, ele brinca com o retorno e lança novo jingle. 


2. Grete Cover (Avante-SP)
O nome da artista é uma referência à semelhança com a cantora Gretchen. Paulina Rosa de Souza Jacinto, 59 anos, tenta pela segunda vez alcançar o posto de deputada federal. Ela se candidatou em 2014, pelo PSDB (veja abaixo vídeo da camapnha anterior). Agora, disputa a vaga pelo Avante.


3. Leonel Radde (PT-PR)
Para chamar atenção, o petista criou o "Homem Pato", espécie de anti-herói que luta contra o PT e os governos de Dilma Rousseff e de Luiz Inácio Lula da Silva. O personagem diz que vai defender o país dos petistas, mas acaba desmentido por manchetes de jornal. 

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

4. Alceu Dispor 24h (MDB-GO)
Bem, vocês entenderam. Filiado ao MDB, Alceu tenta conquistar uma vaga para deputado estadual de Goiás fazendo um trocadilho com a expressão "a seu dispor". E ainda inclui o 24h para convencer o eleitor de que estará sempre à disposição. 

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

5. Adelmo Papai Smurf (PRP-DF) 
Candidato do Distrito Federal, Adelmo Papai Smurf aproveitou o personagem patriarca do desenho “Os Smurfs” para chamar atenção dos eleitores. 

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

6. Homem de Ferro (PSD-MG)  
Com o topete à la Robert Downey Jr, ator que interpreta o Homem de Ferro no cinema, seria a justificativa para o nome eleitoral do candidato a deputado estadual Márcio Martins Nardin. Ele até posou para a foto da urna em uma pose que lembra às do herói da Marvel. 

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

7. Homem Aranha do Amapá (Podemos-AP)
Os super-heróis parecem estar em alta nestas eleições. Outro personagem da Marvel também aparece nas eleições de 2018. No Norte do país, tentando uma vaga de deputado estadual, está o Homem Aranha do Amapá. 

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

8. João Pescocinho (PTB-DF)
É autor de um dos áudios mais famosos da eleição no WhatsApp. Entre as melhorias para Brasília, o candidato a deputado distrital promete uma "cerveja digna no fim da tarde". "Já tenho um projeto para fazer isso", afirma ele. Será que o empresário de 42 anos vai garantir muitos votos com essa promessa?

(foto: TSE/Divulgação)
(foto: TSE/Divulgação)

9. Chimbinha de Rondônia (PMN-RO)
Se em São Paulo existe a Grete, em Rondônia o homenageado é o guitarrista Chimbinha. Edivaldo Alves Pinto aposta no semelhança física com o ex de Joelma para chamar a atenção. E um detalhe: o Chimbinha de Rondônia também é cantor e compositor. 


10. Rafafá (PSDB-PB)
É o mais recente fenômeno da internet. A chance de você ter recebido o jingle de campanha dele no WhatsApp nos últimos dois dias é grande. Em uma paródia do tecnobrega Envolvimento, o hit do carnaval lançado por MC Loma, o candidato a deputado federal na Paraíba diz que vai "trabalhar, representar e fazer mais por vocês" e ainda "que vai para Brasília quebrar o pau".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)