(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Haddad diz que discutirá decisão do TSE com Lula na segunda-feira

Caso registro de candidatura do ex-presidente seja impugnado, Haddad deve aparecer como opção em horário eleitoral


postado em 31/08/2018 18:00 / atualizado em 31/08/2018 18:49

Haddad revelou que se encontrará com o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, para discutir sequência de campanha(foto: Mauro Pimentel/AFP)
Haddad revelou que se encontrará com o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, para discutir sequência de campanha (foto: Mauro Pimentel/AFP)
O candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta sexta-feira, que discutirá na próxima segunda-feira, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o que fazer após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve analisa o registro da candidatura de Lula, preso e condenado na Lava-Jato. Durante coletiva de imprensa em Fortaleza, Haddad admitiu a possibilidade de alterar o programa eleitoral do PT a partir da próxima terça-feira, se a Justiça Eleitoral proibir a aparição de Lula como candidato no rádio e na TV.

Como substituto de Lula na eleição, Haddad manifestou "desolação" com a decisão da corte eleitoral de julgar o registro antes das alegações finais da defesa do petista. "A nossa chapa não pode apresentar, contrariando o que aconteceu com todos os outros pedidos, as alegações finais em um quadro em que o que está em jogo é o direito do povo eleger o seu presidente", declarou.

Haddad disse que não há tempo de alterar a propaganda eleitoral do PT que vai ao ar neste sábado, 1º, e as inserções veiculadas nesta sexta-feira. O TSE pode se manifestar proibindo a aparição de Lula como candidato no horário eleitoral. Na próxima terça-feira, porém, quando os candidatos à Presidência veiculam o segundo programa eleitoral, a propaganda poderá ser alterada, disse Haddad.

"Qualquer que seja a decisão, não pode ter vigência imediata porque os programas já estão sendo transmitidos agora. Nós temos inserções que foram transmitidas hoje para o horário eleitoral. Como vai fazer uma decisão retroagir? Não vejo esse risco", disse Haddad. "Mas o programa de terça talvez tenha que passar por alguma modificação dependendo da decisão, que eu espero que seja favorável, de acordo com o direito internacional."

Antes da entrevista, Haddad visitou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), candidato à reeleição, e confirmou o apoio do senador à candidatura do PT. "Ele pretende votar no presidente Lula e, diante de qualquer resultado para a Justiça Eleitoral, pretende votar no Lula e ou quem ele indicar", afirmou o candidato a vice.

Comentando mais uma vez o apoio do governador Camilo Santana (PT) a Ciro Gomes (PDT), Haddad mandou um recado ao petista. "O Camilo é do PT e tem compromisso com o partido e com a candidatura do partido", disse Haddad, ressaltando que compreende os "compromissos locais" do governador e que não tem dúvidas de que ele apoiará Lula se a candidatura do ex-presidente for autorizada pela Justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)