(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto do MST em apoio a Lula paralisa o trânsito no centro de Brasília

Impacto no trânsito foi imediato. Mais de 1 mil policiais acompanham a marcha


postado em 15/08/2018 16:36

(foto: Arthur Menescal/CB/D.A Press)
(foto: Arthur Menescal/CB/D.A Press)

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) acampados próximo ao Estádio Mané Garrincha iniciaram por volta das 14h desta quarta-feira (15/8) marcha em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo de aproximadamente 5 mil pessoas atravessou o Eixo Monumental para a Via S1 e, diferentemente do previsto, ocupou as seis faixas da avenida já na altura do estádio.

O impacto no trânsito foi imediato. Antes das 15h , o fluxo de veículos ficou lento no Eixo Monumental, para quem desce sentido Esplanada dos Ministérios. Agentes de trânsito desviam os carros para a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epig) na altura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Por volta das 16h30, o grupo chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o fluxo de veículos na Esplanada foi liberado.

Mil e duzentos policiais militares acompanham a marcha. Caso necessário, a PMDF poderá empregar um contingente maior. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) irá monitorar o percurso dos manifestantes. O Centro reúne representantes de 22 órgãos, instituições e agências do Distrito Federal voltadas para segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviços e saúde.

Quem sobe o Eixo Monumental, sentido Palácio do Buriti, é impedido de seguir adiante no balão que antecede o Estádio Nacional Mané Garrincha. O fluxo é desviado para a via que contorna o estádio e o trânsito está extremamente lento. O condutor que faz a opção por retornar ao Eixo Monumental na pista entre o Tribunal de Contas do DF (TCDF) e o estacionamento do Nilson Nelson, enfrenta lentidão. Quem pega o acesso seguinte, que passa em frente ao Detran e sai acima da Praça do Buriti, também fica preso no engarrafamento.

Leitores do Correio relataram impacto no trânsito até mesmo nas imediações da W3. E dentro do Parque da Cidade, também há lentidão. Um helicóptero do Departamento de Trânsito (Detran) sobrevoa a região. Isso não impede que motoristas impacientes com a lentidão nas vias pegue a contramão ou trafegue sobre os canteiros.

 As faixas exclusivas das vias W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul estão liberadas para o tráfego de veículos pelo Detran/DF até às 23h59 de quarta-feira, informa a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF). As faixas exclusivas da EPTG e EPNB estarão liberadas das 0h até às 23h59 de quarta-feira, a fim de garantir fluidez e segurança para os usuários das vias.

O grupo que apoia o ex-presidente Lula tem como destino final o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ideia é que todos estejam em frente à Corte por volta das 16h, horário em que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, deve chegar, acompanhada de outras lideranças petistas, para oficializar a candidatura de Lula.

 Na previsão divulgada pelas autoridades de trânsito de Brasília, os manifestantes, ao chegar ao Palácio Itamaraty, atravessarão o túnel para acessar a Via S2, de onde seguirão até o tribunal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)