(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2018

Marcio Lacerda luta por apoio do PSB à candidatura de Ciro Gomes

Ex-prefeito de Belo Horizonte entra na disputa interna do PSB no país pela aliança do seu partido com presidenciável do PDT


postado em 19/07/2018 06:00 / atualizado em 19/07/2018 07:34

Marcio Lacerda defende Ciro Gomes, mas descarta ser o candidato a vice-presidente na chapa dele(foto: SIDNEY LOPES/EM/D.A. PRESS)
Marcio Lacerda defende Ciro Gomes, mas descarta ser o candidato a vice-presidente na chapa dele (foto: SIDNEY LOPES/EM/D.A. PRESS)

O PSB de Minas entrou nessa quarta-feira (18) na disputa interna nacional da legenda entre o grupo que defende a coligação com o PT de Lula e o grupo que apoia a aliança com Ciro Gomes do PDT. O pré-candidato ao governo de Minas Marcio Lacerda (PSB) abandonou a cautela e tornou pública a sua posição em defesa do apoio a Ciro Gomes, de quem já foi secretário-executivo no Ministério da Integração (2003-2006) durante o primeiro mandato do governo Lula.

Além de programaticamente estar próximo a Ciro Gomes, Marcio Lacerda – que em Minas já tem o apoio do PDT –, a aliança nacional com o ex-ministro evitaria eventual interferência do DEM na política de aliança do PDT em Minas. O DEM tem também conversado com Ciro Gomes e, se consolidar o apoio, caso o PSB não o faça, poderá forçar em Minas reciprocidade do PDT ao pré-candidato ao governo Rodrigo Pacheco (DEM).

“Há ampla maioria entre lideranças do PSB favorável à coligação com o PDT. Como a neutralidade do PSB não será aceita, a tendência é o apoio a Ciro Gomes, movimento que integro”, disse Lacerda.

Afinado com o pré-candidato ao governo de Minas, o presidente do PSB de Minas, João Marcos Grossi Lobo, também divulgou nota em sustentação à pré-candidatura de Ciro Gomes, considerando-na o melhor caminho para a legenda e a “identidade programática do PDT e do PSB”. Segundo ele, os palanques regionais facilitam o diálogo com o PDT. “Em reunião com os presidentes estaduais do PSB, a maioria das lideranças do partido defende a aliança com Ciro Gomes”, afirmou João Marcos.

Pressionado pelo PT para apoiar Lula, pelo PDT para ficar com Ciro Gomes e em meio à queda-de-braço interna movida por interesses regionais, o PSB adiou para 30 a decisão sobre ao lado de que candidato estará nas eleições presidenciais.

Enquanto em Pernambuco, no Acre e no Amapá a legenda trabalha pela coligação com o PT; na maioria dos estados prevalece a preferência pelo PDT. O PSB nacional já havia insinuado eventual apoio a Ciro Gomes, mas o movimento foi refreado, depois que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pré-candidato à reeleição, ter declarado apoio ao PT. Paulo Câmara não só identifica o peso político de Lula no Nordeste, mas também deseja a aliança evitando enfrentar a vereadora Marília Arraes (PT), pré-candidata ao governo e com excelente desempenho nas pesquisas.

Na hipótese do apoio nacional do PSB ao PDT, Marcio Lacerda é cotado para ser o vice na chapa de Ciro Gomes. Mas animado com a campanha, Marcio Lacerda tem reiterado a disposição de concorrer ao governo de Minas. Neste momento, abre também interlocução com o MDB, que busca em conversas também com o PT e o DEM a coligação que lhe ofereça às bancadas estadual e federal a maior probabilidade de reeleição.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)