(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O Ciro que bate é o mesmo que afaga inimigos


postado em 08/07/2018 08:36

São Paulo, 08 - O ex-ministro Ciro Gomes, hoje presidenciável do PDT, deixou um exemplo curioso de como não ter pruridos com alianças eleitorais. Aconteceu na campanha da eleição presidencial de 2002, quando o então candidato do PPS e da Frente Trabalhista foi a Salvador, em 2 de agosto, pedir os votos de um adversário devoto: o todo-poderoso senador Antônio Carlos Magalhães, do PFL, morto em 2007. Entre as ofensas que já tinham trocado, desde 1999, uma é granjeira: "ACM é sujo que só pau de galinheiro", disse um; "Ciro Gomes é o próprio galinheiro", veio outro.

Em Salvador, além de comparecer, Gomes ainda trocou afagos com ACM. Colocou levemente sua mão direita no rosto do cacique baiano, e recebeu a mão dele de volta, apertando-a carinhosamente contra a face. O Estado estampou uma foto da cena na manchete de 3 de agosto. No comício, de apoio à candidatura de ACM ao Senado, Ciro Gomes disse: "Para que a Bahia continue a ter o prestígio que tem, peço aos senhores que elejam Antônio Carlos Magalhães". ACM foi eleito. Na presidencial, Ciro Gomes ficou em quarto lugar. No segundo turno, apoiou Luiz Inácio Lula da Silva, o vencedor.

O bate-boca seguinte com o já senador ACM ocorreu em novembro de 2005. Gomes era ministro da Integração Nacional do governo Lula e reagiu a críticas do então deputado federal ACM Neto (hoje prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM) ao projeto de transposição do Rio São Francisco. Neto ameaçou, então, dar "uma surra" no presidente Lula. Em resposta, o ministro o chamou de "tampinha" e "anão moral".

Caráter

O senador do PFL contra-atacou: "Num dia Ciro Gomes está de barbinha, em outro de bigodinho, depois tira a barba. É realmente um tipo que quer sempre mudar de cara, porque cara ele não tem e muito menos caráter".

Na mesma ocasião, ACM acusou Ciro Gomes, sem provas, de ter recebido recursos do "valerioduto", e salário de R$ 25 mil do Banco do Nordeste "sem fazer nada". Lembrou ainda do apoio de 2002, lendo aquele afago de mãos como se Gomes tivesse beijado a sua. "Todos se lembram daquele beijo que os jornais tanto falaram", disse ACM. Ciro Gomes não deu retorno aos pedidos de entrevista. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

(Luiz Maklouf Carvalho)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)