Publicidade

Estado de Minas

Ministro do Trabalho e deputado são alvos de investigação por fraude

A Polícia Federal cumpre mandados, nesta quinta-feira, de busca e apreensão no gabinete do deputado Nélson Marquezelli (PTB/SP). O ministro Yelton Homura foi afastado do cargo


postado em 05/07/2018 07:30 / atualizado em 05/07/2018 08:08

Ministro Helton Yomura (E) e deputado federal Nélson Marquezelli (PTB/SP)investigados na Operação Registro Espúrio(foto: José Cruz/Agência Brasil e Michel Jesus/Câmara dos Deputado)
Ministro Helton Yomura (E) e deputado federal Nélson Marquezelli (PTB/SP)investigados na Operação Registro Espúrio (foto: José Cruz/Agência Brasil e Michel Jesus/Câmara dos Deputado)

O ministro do Trabalho, Helton Yomura,  e o deputado federal Nélson Marquezelli (PTB/SP) são alvos, na manhã desta quinta-feira, do desdobramento da Operação Registro Espúrio, que desarticulou  organização criminosa formada por políticos e servidores. Eles são  suspeitos de cometer fraude na concessão de sindicatos no Ministério do Trabalho.


A Polícia Federal faz buscas na Câmara, no gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), em Brasília. Ao  todo são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília e Rio de Janeiro.

O afastamento de Yomura foi determinado pelo ministro do STF,  Edson Fachin, por meio de medida cautelar.  Yomura e os demais servidores são suspeitos de participação no crime e estão proibidos de frequentar o  Ministério do Trabalho ou de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta.

Segundo a Polícia Federal, as investigações e o material coletado nas primeiras fases da operação Registro Espúrio indicam o uso da  estrutura do Ministério do Trabalho por indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso.

 





 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade