(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pimentel entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto e faz homenagem a Marielle

Vereadora assassinada no Rio, motorista Anderson Gomes e argentino prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel estão entre os que receberam a maior honraria concedida pelo estado


postado em 21/04/2018 09:51 / atualizado em 21/04/2018 12:30

(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)
(foto: Beto Novaes/EM/DA Press)

O governador de Minas Gerais presidiu na manhã deste sábado a  solenidade de entrega da Medalha da Inconfidencia Mineira. Este ano a cerimônia, reduzida, foi dividida em dois momentos distintos. A solenidade foi marcada por manifestações de apoio ao ex-presidente Lula, preso desde o último dia 7, e homenagens à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes. 

Na primeira etapa da cerimônia, realizada a pedido da população na Praça Tiradentes, Pimentel depositou flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico para o acendimento da pira da Liberdade. Lá também aconteceram a cerimônia oficial de tiros e o hasteamento da bandeira. Em seguida, o governador foi para o centro de convenções, onde as medalhas foram entregues. 

Nesta edição, 170 pessoas e entidades receberam três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Além da vereadora Marielle, Anderson e o argentino prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, foram homenageados professores, militares, policiais, juristas, bombeiros, empresários, políticos, artistas, artesãos, ativistas de movimentos sociais e líderes religiosos. 

A medalha de Marielle foi entregue para a companheira da vereadora, Monica Benicio. Parentes do motorista também estavam presentes para receber a honraria. 

A capital de Minas foi simbolicamente transferida para Ouro Preto, nesta data que homenageia o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tira-dentes, mártir que lutou e disseminou  o ideal de tornar o Brasil independente. O movimento, chamado de Inconfidência Mineira, teve fim após a traição de Silvério Reis e consequente enforcamento, após o seu esquartejamento.

Discurso
 
Em seu discurso , o governador Fernando Pimentel acusou “aqueles que o antecederam” de terem promovido obras faraônicas e superfaturadas em Minas Gerais. O governador aproveitou o discurso para criticar a prisão de Lula, dizendo que "A democracia está em risco, ameaçada pelos
excessos e abuso do poder".
 
 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)