(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nove deputados estaduais mudaram de partido na Assembleia de Minas

Troca-troca na Assembleia Legislativa de Minas Gerais encerrou na última sexta-feira, quando encerrou a janela partidária


postado em 09/04/2018 18:56 / atualizado em 09/04/2018 19:36

Nove do total de 77 deputados estaduais mudaram de legenda(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Nove do total de 77 deputados estaduais mudaram de legenda (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Nove parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) trocaram de legenda. A dança das cadeiras se deveu ao encerramento do prazo de filiação partidária, à meia-noite de sexta-feira.

O partido que mais cresceu em representação foi o Podemos, que não contava com nenhum integrante na ALMG e agora tem três parlamentares. Dirceu Ribeiro (ex-PHS), Neilando Pimenta (ex-PP) e Rosângela Reis (ex-Pros) migraram para a legenda.

Já o PDT foi o partido que mais perdeu parlamentares, Elismar Prado, que foi para o Pros, e Sargento Rodrigues, que migrou para o PTB. Já Fábio Cherém (ex-PSD) entrou para o partido, que agora conta com quatro deputados.

A reforma eleitoral incorporou a possibilidade de desfiliação partidária. Segundo esse dispositivo, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito. É a chamada “janela partidária”.

Não há prazo para os deputados informarem ao plenário da Assembleia sobre a mudança de partido. Nos casos em que isso ainda não aconteceu, as trocas foram confirmadas pelos gabinetes dos parlamentares. O balanço a seguir é preliminar. Os dados oficiais serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de abril.

 

QUEM MUDOU DE PARTIDO

Arlete Magalhães, do PV para o PSDC
Dirceu Ribeiro, do PHS para o Podemos
Elismar Prado, do PDT para o Pros
Fábio Cherem, do PSD para o PDT
Lafayette Andrada, do PSD para o PRB
Léo Portela, do PRB para o PR
Neilando Pimenta, do PP para o Podemos
Rosângela Reis, do Pros para o Podemos
Sargento Rodrigues, do PDT para o PTB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)