(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barroso diz que Gilmar é 'mistura de mal com atraso' em bate-boca no STF

Ministros trocaram palavras duras antes da presidente do tribunal ter que dar um tempo no julgamento sobre doações de campanhas


21/03/2018 16:49 - atualizado 21/03/2018 18:53

(foto: Reprodução/STF)

A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira teve que ser interrompida pela presidente da corte Cármen Lúcia, após bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes e Luis Barroso.



O clima esquentou quando Mendes fazia críticas a posição do tribunal de vedar o financiamento privado nas campanhas. Ao exemplificar a questão, o ministro usou como exemplo uma decisão anterior que teve Barroso como relator. Na ocasião, foi revogada prisão de cinco médicos que atuavam em uma clínica de aborto.

Gilmar, em sua fala, ainda disse que, por vezes, a corte tem a mania de mudar votos para formar maioria e classificou isso como “manobra” e relembrou o caso do aborto. Neste momento, ele foi interrompido por Barroso que o chamou de “pessoa horrível” e afirmou que Gilmar “envergonha o tribunal”.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, ao perceber que os ânimos estavam além da conta, suspendeu a sessão, mas nem isso foi suficiente para acalmar os ministros. “Presidente, eu estou com a palavra e continuo, presidente. Continuo com a palavra, presidente, eu continuo com a palavra. Presidente, eu vou recomendar ao ministro Barroso que feche seu escritório, feche seu escritório de advocacia”, disse Gilmar.

Acompanhe o diálogo entre Gilmar Mendes e Luis Barroso:


Gilmar Mendes:


"Tomemos um cuidado, pelo menos vamos ler a Constituição e dizer: de fato estou declarando inconstitucional não porque eu gosto, ou porque eu acho que. Eu acho que é direito achando na rua. Eu acho o que quiser. Ache na Constituição. Eu posso achar o que quiser. Ah, que quero mudar isso, eu tenho vocação para mudança. Mude para o Congresso, consiga voto. Ah, eu sou iluminado! Talvez faça a viagem para o céu. Comece uma viagem espacial. Minha função é iluminar. Quem sabe tenhamos alguém faltando do planeta solar. Não é disso que se cuida, presidente. Nos temos grande responsabilidade institucional. É da Constituição que se cuida. A, mas isso ficou melhor. Não ficou melhor, o sistema ficou pior.

A explosão partidária tem a ver com decisão que nós produzimos. A tal da portabilidade, esse neologismo, também. Vejam a consequência desse tipo de situação. Não tenho a menor dúvida aqui. Eu já disse no meu voto que me parece inconstitucional. Tem que haver transparência, claro que continua a haver graves problemas. E é claro que naquela decisão nós fomos imbaidos. A própria OAB, por algo que vamos resolver o problema na esfera eleitoral. É preciso que a gente denuncie isso. Que a gente anteveja esse tipo de manobra Porque não se pode fazer isso com o Supremo Tribunal Federal. ‘Ah, agora, eu vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto, de preferência na turma com três ministros, e aí a gente faz um dois a um”.

Luis Roberto Barroso:

"Me deixa de fora desse seu mal sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal, com atraso e pitadas de psicopatia. Isso não em nada a ver com o que está sendo julgado. É um absurdo vossa excelência vir aqui fazer um comício cheio de ofensas, grosserias. Vossa excelência não consegue articular um argumento, fica procurando, já ofendeu a presidente, já ofendeu o ministro Fux, agora chegou a mim. A vida para vossa excelência é ofender as pessoas, não tem nenhuma ideia, nenhuma, nenhuma, só ofende as pessoa.

Qual a sua ideia? Qual a sua proposta? Nenhuma! É bilis, ódio (...) É mau sentimento. É uma coisa horrível. Vossa excelência nos envergonha. Vossa excelência é uma desonra para este tribunal, uma desonra para todos nós. Esse temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Vossa excelência, sozinho, desonra este tribunal. É muito penoso para todos nós termos que conviver com vossa excelência.Não tem ideia, não tem nenhum patriotismo, está sempre correndo atrás de algum interesse...uma coisa horrorosa, uma vergonha, um constrangimento. É muito feio isso. Estamos num supremo tribunal".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)