(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Movimentos sociais mobilizados em BH por Marielle Franco

Em dois atos públicos realizados na Casa do Jornalista e na Praça da Estação, manifestantes exigem a imediata investigação e a punição dos assassinos que mandaram um recado à militância em defesa das periferias


postado em 15/03/2018 19:29 / atualizado em 15/03/2018 19:47

Em ato na Praça da Estação Social, a presidente estadual do Psol, Maria da Consolação e a atriz Elisa Lucinda choram a morte de Marielle Franco(foto: Bertha Maakaroun)
Em ato na Praça da Estação Social, a presidente estadual do Psol, Maria da Consolação e a atriz Elisa Lucinda choram a morte de Marielle Franco (foto: Bertha Maakaroun)


Em dois atos públicos realizados em Belo Horizonte, movimentos sociais e integrantes do PSOL de Minas se uniram às manifestações nacionais e exigiram  a imediata investigação e punição dos assassinos que executaram a sangue frio a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), militante contra as ações violentas nas  favelas.

A parlamentar, que era graduada em Ciências Sociais e mestre em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, foi a quinta  mais votada da cidade do Rio nas eleições em 2016 e era uma das relatoras de comissão na Câmara Municipal que acompanhava a intervenção federal no Estado.  A partir das 17h, manifestantes encheram parte da Praça da Estação e, em depoimentos emocionados,  denunciaram a violência contra negros, jovens e moradores das periferias.

“Vivemos um processo de militarização do cotidiano, com vários territórios ocupados. E temos nesse processo, um debate muito sério sobre a política de drogas neste país, que só criminaliza negros das periferias, mas deixa impunes os donos de aviões e helicópteros particulares. Foi uma mulher negra, desse lugar, que calaram com a execução. Toda essa violência e dor nos dá mais força para exigir mudanças em nosso país racista e machista”, disse ontem Maria da Consolação, presidente do PSOL de Minas.

“Eles nos mandaram um recado e nós estamos mandando outro: não vão passar, não passarão”, discursou a presidente do PSOL de Belo Horizonte, Kátia Salles.

Militantes, apoiadores, muitas pessoas indignadas se juntaram à manifestação com faixas, cartazes. Alguns, silenciosos, em lágrimas. Amiga pessoal de Marielle, a atriz Elisa Lucinda, que está em cartaz na capital com o musical L, estava em estado de choque. “É uma tragédia. Não pensei que viveria para ver isso. Ela era uma tribo, a representação de uma causa, de um povo. Deram um tiro na democracia. São tempos tenebrosos”, afirmou.

Antes da praça da Estação, na Casa dos Jornalistas, mulheres dos movimentos negro, feminista, e de causas sociais decidiram, em ato, a organização de um coletivo de todos os coletivos “Somos todas Marielle” para exigir e acompanhar a apuração dos fatos e fazer o enfrentamento contra aqueles que querem calar a militância social e a luta contra a violência dirigida às periferias e às mulheres, principalmente negras. Em 14 de abril os representantes do coletivo voltarão a se reunir para discutir ações destinadas a exigir o fim dessa violência.

Emocionada, a professora da UFMG, Marlise Matos, eleitora no Rio de Janeiro, disse ter votado em Marielle e acompanhar o seu trabalho. Especialista dos estudos da participação das mulheres na política, Marlise considerou: “Quando a executaram, quiseram dizer que aquele não era um lugar de mulher ou de uma negra". A ex-secretaria de educação Macaé Evaristo, também assinalou: "A gente sabe que Marielle foi morta por causa da pauta que apresentou, por ter denunciado o genocídio das pessoas negras, por ter se posicionado contra o patriarcado. Esperamos uma apuração, pois pessoas negras são assassinadas todos os dias e isso não acontece somente no Rio de Janeiro", afirmou. “Nós, pretas, vivemos por um triz diariamente”, afirmou Gilmara Souza, integrante do coletivo Pretas em Movimento, assinalando que o crime foi direcionado a uma mulher negra e à causa que ela representa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)