(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Dicas" de segurança para negros revelam população vulnerável sob a mira de agentes

Discriminados, abordados de forma agressiva e injustificada, vídeo demonstra como direitos fundamentais são desrespeitados no Brasil e como a cor da pele deixa população mais vulnerável à violência policial


postado em 19/02/2018 13:14 / atualizado em 19/02/2018 17:54


Para a população negra, que já vive sob permanente ameaça e desconfiança policial,  a intervenção militar ganha outra conotação: nesse estado de "guerra" , de novo são os negros, os mais vulneráveis e sob risco de perderem a vida. Pensando nisso,  três jovens negros produziram um vídeo com "dicas" de como sobreviver a uma abordagem indevida. Postado no youtube, o material viralizou e,ganhou repercussão neste fim de semana,  após a decisão da Presidência da República de decretar uma intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

Entre  sábado (17) e no início da tarde desta segunda-feira, 19, 6.808 pessoas já haviam visualizado. No Facebook, o alcance foi ainda maior: mais de 51.300 pessoas compartilharam a postagem e 1,7 milhão a visualizou.

O relato dos jovens, que por serem negros têm uma vivência de abordagens abusivas por agentes de segurança, alertam para que ninguém saia sem documento, sem avisar aos amigos para onde está indo e estar sempre com o celular carregado para caso necessite ligar para alguém ou gravar algo que seja necessário. Ou seja, as "dicas" revelam uma rotina de "exceção" que está longo do direito de ir e vir e da igualdade de tratamento.

“Em lugares públicos, evite o uso de furadeiras e guarda-chuva longo. Parece bobagem, mas, muitas pessoas olham isso de longe e acham que são armas de fogo. Prefira guarda-chuvas pequenos que possam ser dobrados e colocados numa bolsa para evitar qualquer problema”, explica o publicitário e youtuber Spartakus Santiago.  Há razão para temer. Em 2010, por exemplo, um policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, matou por engano um morador do morro do Morro do Andaraí, na Zona Norte da cidade, após confundir uma furadeira com uma arma.

Sob constante suspeita dos agentes, o comunicador AD Junior, do canal Descolonizando, dá outra dica de "segurança", que jamais passaria à cabeça de um jovem branco de classe média: leve cupom fiscal caso  esteja com algum objeto caro. “Pode ser muito útil na hora da apreensão injusta e indevida”, diz ele. E em caso de abordagem indevida, ele completa: “Não faça movimentos bruscos e não afronte nenhum desses agentes”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)