(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temer anuncia criação de Ministério da Segurança Pública

Nova pasta ficaria responsável pelo comando das polícias Federal e Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública


postado em 17/02/2018 13:53 / atualizado em 17/02/2018 14:09

Michel Temer participou neste sábado de reunião com autoridades, entre elas o governador Luiz Fernando Pezão, para tratar do combate à violência no Rio (foto: Planalto/Divulgação)
Michel Temer participou neste sábado de reunião com autoridades, entre elas o governador Luiz Fernando Pezão, para tratar do combate à violência no Rio (foto: Planalto/Divulgação)

O presidente Michel Temer (MDB) anunciou neste sábado a criação do Ministério da Segurança Pública. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, onde o presidente está reunido com autoridades para discutir a intervenção federal na área de segurança pública.

O novo ministério faz parte de um conjunto de medidas para o combate à violência no país. A proposta é que as polícias Federal e Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública fiquem vinculados ao Ministério da Segurança Pública.

Atualmente, esses órgãos estão vinculados ao Ministério da Justiça, que manterá o desenvolvimento de políticas preventivas de combate às drogas e programas de recuperação de ativos no exterior, além de temas relacionados a estrangeiros e refugiados, combate a cartéis econômicos e defesa do consumidor.

A proposta do novo ministério está em discussão no governo federal desde novembro do ano passado, e ganhou força com o agravamento da violência urbana – especialmente no Rio de Janeiro. O texto da medida provisória já estaria pronto, apenas passando por alguns ajustes.

O nome do ministro ainda não foi anunciado, mas nos bastidores, José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, é o mais cotado. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)