(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Relatório da CPMI da JBS é aprovado no Senado

Comissão foi instaurada para apurar denúncia da Procuradoria-Geral da República, baseada em delação do empresário Joesley Batista envolvendo o presidente Michel Temer e diversos outros políticos, entre eles o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB)


postado em 14/12/2017 11:02 / atualizado em 14/12/2017 11:35

Reunião da CPMI da JBS que aprovou relatório do deputado Carlos Marun, futuro secretário de Governo(foto: Geraldo Magela /Agência Senado)
Reunião da CPMI da JBS que aprovou relatório do deputado Carlos Marun, futuro secretário de Governo (foto: Geraldo Magela /Agência Senado)

Depois de um último esforço de negociação, foi aprovado nesta quinta-feira, com novas alterações, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, apresentado pelo relator, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que tomaria posse hoje como ministro da Secretaria de Governo. Posse foi adiada em função da cirurgia do presidente Michel Temer.

Marun retirou do texto, a pedido do deputado Delegado Francischini (SD-PR), a defesa do projeto (PL 7596/2017 - em tramitação na Câmara dos Deputados) que prevê o crime de abuso de autoridade por membros do Ministério Público e outras autoridades.

"Esse projeto é destinado a punir policiais e membros do Ministério Público",  disse Francischini.

O relator retirou ainda trecho do sub-relatório apresentado pelo deputado Wadih Damous, que pedia a investigação das denúncias feitas à CPMI pelo advogado Rodrigo Tacla Durán.

O advogado questionou provas usadas pelo Ministério Público para embasar denúncias feitas pela Operação Lava-Jato e disse que há direcionamento de delações contra determinados alvos. Disse ainda ter recebido a proposta de redução de multa, feita por um advogado de Curitiba que seria amigo do juiz Sérgio Moro, em troca do pagamento de RS 5 milhões.

Indiciamentos


Para permitir a aprovação do texto, Marun já tinha retirado o pedido de indiciamento do ex-procurador geral da República Rodrigo Janot e do ex-chefe de gabinete dele na Procuradoria, o também procurador da República Eduardo Pellela.

Mas ele manteve no relatório o pedido de indiciamento de outras quatro pessoas, entre os quais o ex-procurador Marcello Miller e o empresário Joesley Batista. O relator sustenta que Miller, que fazia parte da equipe de Janot, orientou os donos da JBS antes de deixar o Ministério Público para atuar como advogado da própria JBS no processo de acordo de leniência.

Já os irmãos Joesley e Wesley Batista são acusados de corrupção ativa, uso indevido de informação privilegiada e manipulação de mercado. O relatório pede ainda o indiciamento do executivo Ricardo Saud, da JBS, por corrupção ativa. (Com Agência Senado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)