(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresário Bernardo Paz é condenado por lavagem de dinheiro

Pena determinada pela Justiça é de nove anos e três meses de prisão em regime fechado


postado em 16/11/2017 16:26 / atualizado em 16/11/2017 19:35

A Justiça de Federal em Minas Gerais condenou o empresário Bernardo Paz e a irmã dele, Virgínia Paz. A sentença considerou que Bernardo utilizou artifícios, como a pulverização de movimentações financeiras entre as empresas de seu grupo, para lavar dinheiro proveniente da sonegação de contribuições previdenciárias. Ele foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro a nove anos e três meses de prisão em regime fechado. Já Virgínia teve condenação de cinco anos e três meses, em regime semiaberto.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, um conglomerado de empresas, que tinha Bernardo como presidente, era usado para provocar “confusão” contábil. O MPF ainda acusa o empresário de não cumprir com obrigações fiscais e previdenciárias. Sobre Virgínia, a sentença afirma que ela atuava para dissimular valores vindos do exterior.

 

Bernardo é o idealizador e curador do Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea, localizado em Brumadinho.


Em nota,  a defesa afirmou que Bernardo e Virgínia são “inocentes” e que os fatos não têm relação com o centro de arte contemporânea. “Bernardo e Virgínia são inocentes. A decisão é injusta e, por isso, a defesa já recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1º Região, onde esperamos que a decisão seja revertida e o Bernardo e sua irmã sejam absolvidos. Os fatos são de 2007 e 2008, relativos às empresas de mineração e siderurgia de que o Bernardo era sócio, e não tem nenhuma relação com o Instituto Inhotim”, afirmou o advogado Marcelo Leonardo, que defende os dois.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)