(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo vai apresentar até a semana que vem versão mais enxuta da reforma da Previdência

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou também que o governo vai lançar uma "campanha de esclarecimento nacional" sobre a reforma da Previdência


postado em 11/11/2017 06:00 / atualizado em 11/11/2017 08:11

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )
Ministro da Fazenda Henrique Meirelles (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )

Porto Alegre – A nova versão do texto da reforma da Previdência, com propostas mais enxutas, deve ser apresentada até o fim da próxima semana, disse nessa sexta-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele destacou, porém, que é importante que essa nova emenda aglutinativa garanta pontos suficientes para se ter uma economia “substancialmente superior a 50% da proposta original”. A primeira versão da reforma da Previdência garantia uma economia de aproximadamente R$ 800 bilhões em 10 anos. Já o substitutivo aprovado na comissão especial garante 75% disso, ou R$ 600 bilhões no período.

O ministro ressaltou que os 50% mencionados não são um mínimo aceitável pelo governo. “Eu disse substancialmente maior que isso. Por que eu não disse que são 65%, 67%? Porque a decisão final é do Congresso. Se cravar um número, digamos 64% (da economia original), e sair 62%, aí vão dizer que o governo perdeu. Não, não perdeu. O importante é que seja reforma substancial”, disse.

Meirelles afirmou também que a área econômica defende a aprovação do relatório da comissão especial, mas admitiu que é preciso observar as sugestões de lideranças políticas para se chegar a um texto que pode ser de fato aprovado. As flexibilizações são consideradas o caminho para obter o apoio necessário para a aprovação da reforma da Previdência.

Diante dessas novas articulações, Meirelles afirmou que o governo tem sim apoio político para aprovar a reforma e lembrou que a atual gestão já aprovou outras medidas estruturais. “Ritmo de aprovação de reformas é um dos mais altos da história”, disse o ministro. “A chance de aprovação da reforma da Previdência é elevada”, acrescentou.

CAMPANHA
Meirelles afirmou também que o governo vai lançar uma “campanha de esclarecimento nacional” sobre a reforma da Previdência. Segundo ele, é muito importante convencer a sociedade da importância da aprovação da reforma. O empenho do governo, disse o ministro, é para que a reforma seja aprovada ainda este ano, pelo menos na Câmara dos Deputados, nos dois turnos de votação necessários a uma mudança constitucional.

“Seria ótimo votar também no Senado este ano”, emendou Meirelles, reconhecendo porém que o calendário para isso é um fator de dificuldade. O ministro fez questão de deixar claro que está confiante nessa retomada das articulações. “Eu acredito na aprovação da reforma da Previdência”, enfatizou.

Meirelles explicou que o governo está discutindo “de forma objetiva e transparente” com o Congresso sobre a necessidade de aprovação da reforma.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)