(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cota para negros não vale para concurso de cartório, decide CNJ

Em julgamento de procedimento sobre uma resolução, o entendimento foi que a reserva de vagas é somente para cargos efetivos ou da magistratura


postado em 26/10/2017 18:27

Segundo a decisão, a cota para negros não vale para as disputas por serventias(foto: Gil Ferreira / CNJ)
Segundo a decisão, a cota para negros não vale para as disputas por serventias (foto: Gil Ferreira / CNJ)

A política de cotas para negros em concurso público não vale para as vagas disputadas nos cartórios do país. Foi o que decidiu o plenário do Conselho Nacional de Justiça, ao julgar um procedimento de controle administrativo que reclamava a falta da reserva de cota racial em uma disputa por serventias extrajudiciais.

O procedimento condenava a falta de previsão de cotas para negros no edital do 10º concurso de provas e títulos para Outorga de Delegações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A alegação era que o TJSP estava descumprindo a resolução 203/15 do CNJ, que prevê a reserva de 20% das vagas para negros em concursos de cargos efetivos e ingresso na magistratura.

O relator do caso, conselheiro Rogério Nascimento, disse não haver possibilidade jurídica de aplicar a resolução neste tipo de concurso. Segundo ele, a regra é clara ao falar em cargos de provimento efetivo do quadro de pessoal dos órgãos do Poder Judiciário e da magistratura. ““A não inclusão expressa dos concursos para outorga de delegação de serventias extrajudiciais consubstancia-se em silêncio eloquente, que tem por resultado excluir do alcance da resolução tais concursos”, afirmou

Durante o julgamento, na última terça-feira, o relator cobrou a regulamentação da política de cotas. Segundo ele, não se pode estender essa política com base na analogia, “logo, não merece prosperar o pedido do requerente.

Rogério Nascimento pediu que fosse registrado seu posicionamento favorável à mudança da resolução para que sejam incluídas as cotas para negros nos concursos de delegações de cartórios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)