(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMDB não vai expulsar Perrella, mas pode convidá-lo 'gentilmente' a sair do partido

Os parlamentares reclamam não ter sido ouvidos sobre a filiação e dizem que o senador sempre esteve em campos opostos ao partido


postado em 07/07/2017 13:52 / atualizado em 07/07/2017 14:06

Os integrantes da Executiva deixaram claro que Perrella é persona non grata no partido(foto: Agência Senado)
Os integrantes da Executiva deixaram claro que Perrella é persona non grata no partido (foto: Agência Senado)

Depois de muita discussão, o PMDB de Minas Gerais chegou à conclusão que a filiação do senador Zezé Perrella ao partido não foi ilegal e que a Executiva não tem poderes para expulsá-lo. Mesmo assim, os parlamentares presentes mostraram que a permanência dele na legenda não será fácil. A Executiva vai decidir em uma próxima reunião sobre a proposta de mandar uma carta ao senador para convidá-lo gentilmente a se retirar das fileiras do PMDB.

Quem apresentou a ideia foi o deputado estadual Douglas Melo, depois que os parlamentares fizeram um debate sobre quais razões teriam levado Perrella a se filiar e de quem teria partido o convite. Antes, foi proposto que ele fosse a uma reunião da Executiva para se explicar.

“Não tem que trazer ele aqui, isso é um deboche, é pisar na história do PMDB. Devido ao clima criado, vou propor que seja feita uma carta sugerindo gentilmente que ele saia do PMDB porque não há clima para ele aqui”, afirmou Douglas Melo, recebendo um sonoro aplauso da maioria dos presentes.

De imediato, o presidente do partido, Antônio Andrade, disse que não assinaria tal documento e encerrou a reunião sem votar a proposta. Antes, o presidente da legenda informou que a regra que a bancada estadual reclama ter sido contrariada não atingia Perrella. Segundo ele, somente as filiações de detentores de cargos proporcionais precisa passar pela Executiva e o cargo de senador é majoritário.

O secretário Sávio Souza Cruz disse que ficou claro que a regra não foi contrariada, mas afirmou que há uma clara objeção política à permanência de Perrella no partido. “Não foi posto em votação mas acho que os aplausos demonstram que se o senador permanecer vai ter muitos problemas, dificilmente vai ter legenda pra disputar eleição. O contexto político é muito complexo porque o senador Zezé Perrella tem uma história de política sempre na trincheira oposta do PMDB e as ligações pessoais e políticas são aquilo queo PMDB combate há mais de uma década combate em Minas.”

Sávio se refere ao senador Aécio Neves que, segundo o secretário-geral nacional do PMDB, Mauro Lopes, foi quem teria convidado Perrella a se filiar. Lopes diz que o próprio Perrella lhe contou que o tucano o levou ao presidente Michel Temer e ao senador Romero Jucá para acertar a filiação. O motivo seria aumentar a bancada do partido no Senado para garantir mais uma cadeira na Mesa Diretora e uma comissão.

Até o presidente do PMDB de Minas, Antônio Andrade, disse na reunião ter ficado sabendo da filiação de Perrella quatro dias depois. Ele afirmou que a filiação foi legal, mas que para ser candidato a algum cargo ele precisará do aval do Diretório Estadual. Andrade afirmou que se Perrella não puder ser candidato a senador pela legenda, deve sair por conta própria, mas que a Executiva não tem competência para expulsá-lo.

O deputado Cabo Júlio reclamou de uma conversa com Zezé Perrella na qual o novo filiado teria dito que Romero Jucá havia garantido a permanência dele no PMDB. “Ele teria dito que se a bancada do PMDB enchesse o saco iriam intervir em Minas. O Zezé me disse isso em mensagem que mostrei para a bancada”, afirmou, emendando que no partido ele não tem garantia de legenda para concorrer a nada. Cabo Júlio disse que o PMDB de Minas foi traído com a filiação e considerou uma “aberração” a possibilidade de o convite ter partido de Aécio. Ele reforçou que podem ter dado garantia a ele de que poderia se candidatar, mas que ele não tem essa permissão em Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)