(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Três cidades mineiras elegem novos prefeitos hoje; atentado marca pleito

Candidato à Prefeitura de Campo Florido, no Triângulo, que está à frente nas pesquisas na disputa extemporânea de hoje, foi baleado três vezes, em crime político, segundo a polícia


postado em 02/07/2017 06:00 / atualizado em 02/07/2017 07:50

Renato Soares Freitas (PSD) sofreu o ataque na noite de sexta-feira durante ato de campanha(foto: Facebook / Reprodução)
Renato Soares Freitas (PSD) sofreu o ataque na noite de sexta-feira durante ato de campanha (foto: Facebook / Reprodução)

Pouco mais de 15 mil eleitores de três cidades mineiras retornam hoje às urnas para eleger novos prefeitos: Campo Florido (Triângulo), Canaã (Zona da Mata) e Santa Rita de Minas (Vale do Rio Doce). Mas a disputa na primeira ganhou uma proporção ainda maior com o atentado sofrido pelo candidato a prefeito Renato Soares Freitas (PSD), o Renatinho, na noite de sexta-feira. Primeiro colocado nas pesquisas eleitorais registradas em Campo Florido, Renato foi baleado por um homem, ainda não identificado, com três tiros no ombro, tórax e pescoço durante visita a eleitores no bairro Vila Junqueira. Ate ontem à noite, ele seguia internado na UTI do Hospital São Domingos, em Uberaba, em quadro estável.

Uma equipe da Polícia Civil de Uberaba foi deslocada para a cidade na sexta-feira para conduzir as investigações. Responsável pelo caso, o delegado Hely Andrade não adiantou detalhes sobre a apuração, mas afirmou: “A única certeza que temos é que há uma motivação política”. Testemunhas e supostos suspeitos serão ouvidos a partir de amanhã em Campo Florido.

O delegado Hely Andrade contou ainda que a cidade não tem histórico de violência durante as eleições, sendo o primeiro caso deste tipo registrado nos últimos anos. Também disputam a prefeitura da cidade do Triângulo os candidatos Rufino Francisco (Rede) e Vanessa Zago Melo (PSDB).

Para garantir a realização das eleições marcadas para hoje, as polícias Civil, Militar e Federal deslocaram um efetivo extra para reforçar a segurança na cidade. O número de homens enviados ao local não foi informado pelas corporações. Os 5.794 eleitores de Campo Florido votam em 20 seções distribuídas por três locais, e eles terão que voltar às urnas porque o candidato mais votado nas eleições de 2016, Ronaldo Castro Bernardes (PR), teve seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em razão de rejeição nas contas públicas.

Parente
Já em Canaã disputam a prefeitura apenas dois candidatos: Cézar Aguiar de Souza (PTB) e Sebastião Hilário Bitencourt (PP). No ano passado Clarice Omar Gomes Lima Dias (DEM) venceu as eleições, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral porque é cunhada do então prefeito e candidato à reeleição. A Constituição Federal veda a candidatura de parentes consanguíneos ou afins, até segundo grau ou por adoção, do presidente da República, governador e prefeito. A cidade terá 15 urnas eletrônicas e 70 mesários para organizar a votação.

Ademilson Lucas Fernandes (PP), Cléssio José Fernandes (PR) e Waldir Rosa de Freitas (PRB) disputam a preferência dos 5.907 eleitores de Santa Rita de Minas. O candidato eleito em 2016, Ilton Rosa de Freitas (PRB), teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral porque, quando foi prefeito, as contas de convênios firmados com o Ministério do Turismo, em 2007 e 2008, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Até a realização da eleição e posse do vencedor, todas as cidades estão sendo administradas, interinamente, pelo presidente da Câmara Municipal. Nos três municípios, os eleitores que não puderem comparecer às urnas hoje devem justificar a ausência até 31 de agosto.

PELO PAÍS Além dos três municípios mineiros, quatro cidades brasileiras terão eleições extemporâneas hoje para a escolha de novos prefeitos e vices. Votarão eleitores de Belo Jardim (PE), Muqui (ES), Alto Taquari (MT) e Itatinga (SP). Nova disputa ocorrerá porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve indeferidos os registros dos candidatos eleitos em 2016.

 

enquanto isso...

...Prefeito é cassado

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou, por unanimidade, a cassação do registro do prefeito reeleito de Jordânia, no Norte de Minas, Watson Silva Luz (PMDB), e do vice-prefeito, Elpidio Alves de Alcântara (PMDB), pela prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral e abuso de poder político. Os julgadores, com base no voto do relator, juiz Ricardo Matos de Oliveira, mantiveram a multa de R$ 36 mil para o prefeito reeleito. Os cassados permanecem no cargo até o julgamento de eventuais embargos de declaração, quando a execução do julgado deverá ocorrer, como determinado pela corte eleitoral. De acordo com a ação de investigação judicial eleitoral proposta pela coligação “Unidos somos mais fortes”, foram seis irregularidades praticadas durante o período eleitoral pelo candidato à reeleição. O juiz eleitoral reconheceu a ocorrência da prática da conduta vedada descrita no artigo 73 da Lei 9.504/1997, consistente na contratação ilegal de 36 servidores nos três meses que antecedem o pleito, onerando desnecessariamente o município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)