(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reforma administrativa de Kalil na PBH já pode ser votada na Câmara Municipal

Projeto com mudanças na PBH está pronto para ir a plenário a partir de segunda-feira. Sessenta emendas foram acatadas


postado em 02/06/2017 06:00 / atualizado em 02/06/2017 07:31

Teor do substitutivo apresentado por Kalil será conhecido apenas hoje(foto: Alexandre Gusanshe/EM/D.A PRESS)
Teor do substitutivo apresentado por Kalil será conhecido apenas hoje (foto: Alexandre Gusanshe/EM/D.A PRESS)

A reforma administrativa proposta pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) pode ser votada a partir de segunda-feira pela Câmara Municipal. Cinco meses depois do início da nova gestão na Prefeitura de Belo Horizonte, a proposta foi lida para inclusão em plenário ontem, mesmo dia em que o Executivo enviou substitutivo para ser apreciado. Já na reunião da tarde a expectativa era grande para saber quais das mais de 220 emendas apresentadas pelos vereadores foram acatadas, mas o líder do governo, Léo Burguês (PSL), fez mistério e disse que o teor só seria conhecido depois que o texto fosse protocolado.

O substitutivo será protocolado hoje pela manhã. Burguês disse apenas que 80 emendas foram acolhidas, sendo 40 delas integralmente e 40 parciais. Entre as sugestões acatadas estão a que deixa de subordinar os conselhos municipais às secretarias, como estava previsto no projeto original. Outra emenda acatada estabelece que a Fundação Municipal de Cultura vai apoiar a Belotur na promoção do carnaval.


A principal bronca dos vereadores, que é o fato de o projeto permitir a Kalil criar subsecretarias por decreto, sem a necessidade de passar pela Câmara Municipal, não foi respondida. Mesmo com esse ruído e com a reclamação de alguns vereadores, de que o substitutivo deveria ter chegado até 30 de maio para dar mais tempo aos parlamentares, Burguês disse que espera aprovar a reforma administrativa de Kalil já na segunda-feira. São necessários 21 votos. “Foram mais de 10 audiências públicas, teve apresentação na prefeitura, emendas acatadas, reuniões. Foi um projeto muito debatido com a Câmara e ela foi muito prestigiada”, afirmou. Segundo o líder, esse é o projeto mais importante da gestão Kalil. “É o que vai dar a cara dele, uma gestão mais eficiente e enxuta, mais econômica, como ele prometeu na campanha”, disse.

Os vereadores podem apresentar emendas até a votação em primeiro turno. O vereador Pedro Patrus (PT) voltou a dizer que as subsecretarias deveriam ser criadas por lei e disse que vai acertar com o líder de governo um tempo para fazer novas emendas, se necessário.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO
Por falta de votos suficientes para aprovar o projeto de emenda à lei orgânica (Pelo) que cria as emendas impositivas no orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte, os autores da proposta retiraram ontem o texto de pauta. Os parlamentares avaliaram não ter os 28 votos necessários e agiram para evitar uma possível derrota.

O projeto determina um percentual de 1% da receita da PBH para indicações de emendas parlamentares. Dos cerca de R$ 2 milhões a que cada um dos 41 vereadores tem direito, metade são carimbados para saúde, educação, esporte e área social. Os outros R$ 1 milhão podem ser destinados livremente.

“Não queremos que o projeto vá a votação hoje porque não temos garantia de que será aprovado”, disse o vereador Juliano Lopes (PTC). O parlamentar, que assina o Pelo saiu em defesa da proposta. “As obras serão licitadas e executadas pela prefeitura. Esse dinheiro não vai para o bolso do vereador”, disse. Já Pedro Patrus disse que sua bancada é contra a proposta por considerar que a função do Legislativo não é definir obras. “Isso é função do Executivo. A gente nem sabe qual será a arrecadação ou  as prioridades da prefeitura”, argumentou. Patrus diz ainda que essas emendas podem tornar as eleições desleais, dando mais poder aos parlamentares de se perpetuar no poder.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)