(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Veto de Temer a memes vira notícia no New York Times ... e gera mais memes

O presidente restringiu o uso de fotos oficiais suas para a produção de sátiras contra ele


postado em 29/05/2017 09:24 / atualizado em 29/05/2017 12:03

Até a proibição aos memes virou meme(foto: Reprodução internet)
Até a proibição aos memes virou meme (foto: Reprodução internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) foi parar mais uma vez no New York Times e, desta vez, o assunto principal não foi sua possível renúncia ou cassação. O peemedebista virou notícia internacional por conta do veto ao uso de suas fotos oficiais para fazer piada com ele próprio.

Segundo a publicação, os memes de Temer ficaram tão populares que o Palácio do Planalto está tentando restringir o acesso às fotos “para que elas não sejam transformadas em piadas nas redes sociais”.

O NYT cita memes em que os internautas colocam outsiders como o técnico de futebol Tite para “dirigir o país” no lugar de Temer. Neste contexto, Neymar seria ministro da Fazenda, segue o texto.

Brasileiros não perdem a piada


A publicação diz que a crise reforçou a tradição de humor dos brasileiros, multiplicando as sátiras com a atual situação, e faz referência à delação da JBS, segundo a qual Temer teria avalizado o pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e à compra de um juiz e um procurador pelo dono da empresa, Joesley Batista.

O New York Times conta que, um ano depois de virar presidente com o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Temer apareceu em uma gravação na qual endossa um pagamento de suborno para um político preso.

PT fornece fotos


Na semana passada, o veto de Temer aos memes também motivou uma provocação do PT. O partido disponibilizou cinco páginas de fotos em um flicr, todas disponíveis para utilização nas piadas sobre o presidente.

Nesse domingo, a proibição do uso das fotos para piadas também foi assunto de uma matéria no Fantástico. A página brasileira do El País também abordou a proibição, dizendo que Temer virou inimigo da indústroa das piadas na internet.

(foto: Reprodução site El País)
(foto: Reprodução site El País)


Planalto notifica


A reação do Palácio do Planalto às fotos de humor veio depois da enxurrada de memes feitos por conta da delação da JBS. O Departamento de Produção e Divulgação de Imagem da Presidência da República notificou blogs e páginas nas redes sociais dizendo que as fotos estão liberadas para uso jornalístico. “Para outras finalidades é necessária autorização prévia”, diz a mensagem.

Confira alguns memes com a situação do presidente:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)