(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo tem pressa para votar reforma da Previdência

A pressa do governo tem a ver com a pressão sofrida pelo relator por parte de diferentes categorias do funcionalismo público. Relatório pode ser votado hoje


postado em 03/05/2017 07:43 / atualizado em 03/05/2017 08:22

Deputado Arthur Maia está sendo pressionado por diferentes categorias do funcionalismo público(foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )
Deputado Arthur Maia está sendo pressionado por diferentes categorias do funcionalismo público (foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

O relator da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS/BA), está sendo pressionado por diferentes categorias do funcionalismo para fazer mudanças no texto que alteram as regras para a aposentadoria.

Diante desse quadro, o presidente Michel Temer está pedindo para que seus aliados votem logo o relatório de Maia. Após a votação na comissão, a matéria seguirá para ser votado em plenário e, se aprovado, será encaminhado ao Senado.

Se o Senado aprovar o texto como ele for aprovado pela Câmara, o texto será promulgado pelas Mesas da Câmara e do Senado. Caso ocorra alteração na proposta, volta para a Câmara para ser votada novamente.

Inicialmente, o relator defendia aposentadoria com idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, da iniciativa privada e também para o poder público. Já reduziu o patamar das mulheres para 62 anos. Também abriu algumas exceções, diferenciando a Polícia Federal, cuja idade mínima para requerer a aposentadoria ficaria em 55 anos.

Os policiais legislativos federais pressionam para alcançar o mesmo benefício. Os policiais legislativos federais fazem a segurança das dependências da Câmara dos Deputados e do Senado, além da escolta dos presidentes das duas casas legislativas. Hoje, são cerca de 500 policiais legislativos na ativa e que serão afetados pelas mudanças.

Reunião


Oficialmente, não há reunião agendada para a comissão especial da reforma da Previdência para esta quarta-feira. No site da Cãmara não consta reunião da comissão para esta quarta-feira

Entretanto, extraoficialemnte, o encontro poderá acontecer na manhã esta quarta-feira, às 9h30, se prevalecer a avaliação de aliados do governo federal que o texto começa a ser desfigurado diante das pressões de diferentes categorias do funcionalismo público.

Nessa terça-feira (2), agentes penitenciários invadiram o Ministério da Justiça em protesto contra a reforma da Previdência.

Também nessa terça-feira, servidores públicos de diversas categorias e representantes dos aeronautas fizeram um corpo a corpo durante a sessão do comissa especial da reforma da previdência. Eles reivindicaram muadnças em benefício desses trabalhadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)