(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Convocação de vice-prefeito Paulo Lamac na Câmara de BH é anulada

Requerimento aprovado na comissão de Direitos Humanos previa a ida de Lamac no final de março. Grupo de vereadores atua para derrubar secretário de governo.


postado em 17/03/2017 20:20 / atualizado em 17/03/2017 20:28

(foto: Adao de Souza/PBH )
(foto: Adao de Souza/PBH )
O requerimento de convocação do vice-prefeito de BH e secretário de governo, Paulo Lamac (Rede), para comparecer à Câmara Municipal foi anulado pelo presidente da Casa, vereador Henrique Braga (PSDB). Lamac foi convocado pela comissão de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor e teria que comparecer ao Legislativo no dia 28 de março.

Desde o início dos trabalhos na Câmara, vários vereadores fazem duras críticas ao vice-prefeito, acusando Lamac de fazer nomeações políticas. Integrante da comissão de Direitos Humanos, o vereador Gabriel Azevedo (PHS) é um dos principais adversários de Lamac e afirmou que a convocação seria uma oportunidade de conversar “cara a cara” com o vice-prefeito.

O pedido para anular a convocação do vice-prefeito acatado pelo presidente da Câmara partiu do vereador Reinaldo Gomes (PMDB), presidente da Comissão de Administração Pública, que alegou que as justificativas usadas para a convocação caberiam à comissão de Administração e não da comissão de Direitos Humanos.

Gomes afirmou ainda que o verdadeiro motivo para a convocação seria discutir nomeações políticas na Prefeitura de Belo Horizonte. “Por mais que o autor do requerimento tenha atentado, ao citar temas referentes à temática da Comissão de Direitos Humanos, trazendo a discussão para este fórum, não há como dissociar a matéria principal, que é a discussão dos critérios de nomeação, competência da Comissão de Administração Pública”, diz o pedido.

Henrique Braga acolheu o pedido e entendeu que “a matéria, objeto do requerimento, invade as competências da Comissão de Administração Pública”, anulando a convocação de Lamac.

 

Sem negociação 

 

O vice-prefeito tem sido alvo de muitos ataques de vereadores da Casa desde o início das reuniões em Plenário. Um grupo de 15 vereadores chegou a afirmar que não negociaria nenhum projeto na Câmara enquanto Lamac permanecesse na secretaria de governo.

“Avisamos o prefeito que não terá diálogo do nosso grupo com algumas pessoas que integram o governo. O vice-prefeito quebrou nossa confiança ao mentir durante a eleição da presidência da Casa e aconteceram várias nomeações políticas, o que o prefeito prometeu que não faria na campanha”, afirmou o vereador Dr. Nilton (Pros) em uma sessão no Plenário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)