(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancada de Temer na Assembleia de MG rejeita reforma da Previdência

Os deputados estaduais mineiros pedem uma discussão ampla sobre o tema e afirmam que a proposta atual retira direitos conquistados pelo povo


postado em 16/03/2017 12:10 / atualizado em 16/03/2017 13:03

Manifestantes levaram um caixão para o Hall das bandeiras da ALMG(foto: Edésio Ferreira / EM / D. A. Press)
Manifestantes levaram um caixão para o Hall das bandeiras da ALMG (foto: Edésio Ferreira / EM / D. A. Press)

A bancada estadual mineira do PMDB do presidente Michel Temer decidiu se manifestar publicamente, nesta quinta-feira, contra a Reforma da Previdência proposta pelo principal líder do partido. Um dia depois de manifestações populares contra o texto tomarem conta do país, os deputados da Assembleia Legislativa divulgaram nota de “repúdio” à “açodada” Proposta de Emenda à Constituição 286/2016.

“Concordam os deputados que, no momento em que a PEC avança sobre os direitos sociais e os desgasta, não poderia a bancada mineira do partido na ALMG eximir-se do dever de recordar os princípios fundamentais do partido e exigir a abertura de ampla discussão sobre a real situação da Previdência Social”, diz a nota.

Em Belo Horizonte, milhares de pessoas protestaram contra o projeto nesta quarta-feira. O grupo saiu da Praça da Estação e caminhou até a Assembleia de Minas.

Os parlamentares estaduais pedem que sejam tornadas públicas a contas da Previdência e que o assunto seja discutido amplamente, “de modo a respeitar e garantiros direitos sociais duramente conquistados”.

Na nota pública, os deputados estaduais recorrem à lembrança de Ulysses Guimarães para afirmar que a Previdência “constitui-se de um conjunto de direitos sociais, entre eles, o da aposentadoria, que foram de profundo exame em 1988 e que, aprovados, contribuíram para reconhecer como cidadã a Constituição Federal desde então em vigor no país”. Eles recordam que o texto foi aprovado sob a liderança de Ulysses.

Sobre o fato de a bancada contrariar a proposta de Temer, o líder da maioria na Assembleia, deputado Tadeuzinho Leite (PMDB), diz que “independentemente de quem apresentou, a proposta é ruim para o país na visão da bancada estadual.

 

PMDB não se entende na Câmara


Se na bancada estadual o assunto é unanimidade, na federal ainda não há consenso. O vice-presidente da Câmara Fábio Ramalho já declarou que é contra o modelo atual de reforma apresentado no projeto e disse que os deputados de Minas podem votar contra sua aprovação.

Já o deputado Leonardo Quintão teve fala divulgada pelo Palácio do Planalto ressaltando a necessidade da reforma da Previdência. “Se não fizermos isso agora, daqui a alguns anos não terá mais como honrar essas pensões e aposentadorias”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)