(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cabral vai para prisão especial em março

O presídio que está sendo reformado para receber presos da Lava-Jato


postado em 16/02/2017 10:37 / atualizado em 16/02/2017 11:00

Cabral e os outros presos da Lava-Jato vão para presídio reformado(foto: Rodrigo Felix Leal)
Cabral e os outros presos da Lava-Jato vão para presídio reformado (foto: Rodrigo Felix Leal)

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) deve transferir em março o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) para um presídio que está sendo reformado para receber presos da Lava-Jato. A unidade, em Benfica, na zona norte, funcionava como Batalhão Especial Prisional (BEP), onde ficavam policiais presos.

Famosa pelas mordomias concedidas aos detentos, a cadeia foi desativada em 2015, após uma juíza da Vara de Execuções Penais ter sido agredida no local. Em uma das vistorias, foram encontrados material para churrasco e bebida alcoólica.

 

Privacidade


A reportagem visitou o lugar nesta quarta-feira. Em uma das alas, os presos derrubaram as grades e fizeram muros de gesso para ter mais privacidade nas celas.

Além dos 17 presos da Lava-Jato com nível superior, a prisão vai abrigar devedores de pensão alimentícia e outros de nível superior. Ao todo, 110 detentos vão ocupar a unidade, com capacidade para 216 pessoas.

Os presos da Lava-Jato com diploma universitário estão na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, parte do Complexo Penitenciário de Gericinó.

Assim como em Bangu 8, o cômodo onde Cabral ficará em Benfica terá 16 metros quadrados. O ex-governador, porém, terá mais privacidade, com banheiros fechados no meio da cela, vaso sanitário e chuveiro. Em Bangu, apenas uma meia parede separa o chuveiro do vaso.

Os detentos também receberão colchões novos, usados por atletas durante a Olimpíada. A reforma vai custar R$ 20 mil.

O secretário de Administração Penitenciária, coronel da PM Erir Ribeiro, afirmou que não haverá privilégios para Cabral. "Vamos transferir os presos de Bangu 8 para Benfica porque eles não são tão perigosos e não demandam o cinturão de segurança que temos em Bangu."

Explicações

O Ministério Público Federal (MPF) vai pedir esclarecimentos sobre a transferência. Anteontem, integrantes do MPF e do Ministério Público Estadual (MPE) se reuniram para discutir a questão, conforme informou o Broadcast.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)