(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital informa morte de dona Marisa Letícia, mulher de Lula

A ex-primeira dama ficou internada no Sírio-Libanês desde a última terça-feira (24), quando deu entrada no hospital com um quadro de AVC (acidente vascular cerebral)


postado em 03/02/2017 19:32 / atualizado em 04/02/2017 12:30

O velório de dona Marisa está marcado para começar às 9 horas deste sábado (4), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na cidade homônima, na Região do ABC paulista(foto: Nelson Almeida)
O velório de dona Marisa está marcado para começar às 9 horas deste sábado (4), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na cidade homônima, na Região do ABC paulista (foto: Nelson Almeida)

O Hospital Sírio-Libanês informou, no início da noite desta sexta-feira, a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2010). Na tarde de hoje, uma equipe médica do Sírio-Libanês submeteu a ex-primeira dama a uma série de exames para confirmar a morte cerebral da paciente. Boletim médico informou que a ex-primeira dama morreu às 18h57.

O velório está marcado para começar às 9 horas deste sábado (4), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na cidade homônima, na Região do ABC paulista. Lula e Marisa se conheceram no sindicato. O corpo da ex-primeira dama será enterrado no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo, em cerimônia de cremação reservada à família.

O presidente Michel Temer (PMDB) decretou luto de três dias.

Exames

Nessa quinta-feira(2), um exame de dopler transcraniano realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, constatou não haver atividade cerebral na ex-primeira-dama Marisa Letícia, internada na UTI desde a semana passada devido a um AVC. Com base neste exame, o ex-presidente Lula autorizou a eventual doação de órgãos do corpo da mulher, cujo coração continuava batendo

A ex-primeira dama está internada no Sírio-Libanês desde a última terça-feira (24), quando deu entrada no hospital com um quadro de AVC (acidente vascular cerebral).

Biografia

A ex-primeira-dama foi esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais de 40 anos. Eles se conheceram em 1974 e  se casaram no mesmo ano, ambos viúvos de seus primeiros casamentos. Juntos, tiveram três filhos. O casal se conheceu quando Lula era líder do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo. Ela estava grávida de quatro meses e havia perdido o marido, um motorista de táxi, durante uma tentativa de assalto.

Desde então, a neta de imigrantes italianos, que cresceu em São bernardo Campos, em São Paulo, berço do sindicalismo brasileiro, se tornou o sustentáculo na sombra do esmagador carisma de seu marido. Lula adotou seu filho, Marcos, e Marisa, que começou a trabalhar ainda criança e passou anos em uma fábrica de chocolate, o acompanhou na luta contra a ditadura (1964-1985), nas greves de 70 e 80 e na fundação do PT em 1980.

Marisa contava que a primeira bandeira do PT foi costurada por ela a partir de um retalho de tecido italiano que guardava, segundo ela, há muitos anos. A primeira grande apresentação de Marisa à nação aconteceu em 1º de janeiro de 2003, durante a posse de Lula no primeiro mandato, quando ela apareceu radiante, vestida de vermelho, e com os característicos cabelos loiros e ondulados.


Com o fim dos dois mandatos de Lula, oito anos depois, o casal deixava Brasília com uma popularidade recorde. Mas tudo começou a desmoronar em 4 de março de 2016. Nesse dia, numa sexta-feira, por volta das 6 horas da manhã, agentes da Polícia Federal entraram na casa do casal e levaram Lula em condução coercitiva para depor sobre seu suposto envolvimento na gigantesca rede de corrupção na Petrobras.

Apontado pelo Ministério Público Federal como um dos principais agentes do esquema, Lula é alvo de várias denúncias. Lula sempre negou as acusações e denuncia uma perseguição judicial para impedi-lo de disputar a eleição presidencial de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)