(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em sessão tumultuada, Henrique Braga é eleito presidente da Câmara de Belo Horizonte


postado em 01/01/2017 20:12 / atualizado em 01/01/2017 21:34

(foto: Marcos Vieira/EM)
(foto: Marcos Vieira/EM)

O vereador Henrique Braga (PSDB) foi eleito na noite deste domingo para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte para o biênio de 2017 e 2018. A sessão, no Teatro Francisco Nunes, durou mais de três horas e foi marcada por muitos bate-bocas, troca de acusações e ofensas entre os parlamentares. O principal articulador da chapa de Braga foi o ex-presidente da Câmara, vereador Wellington Magalhães (PTN), afastado de suas funções a pedido do Ministério Público.

A nova Mesa Diretora da Casa será formada por Orlei (PTdoB), na primeira vice-presidência; Leo Burguês (PSL), na segunda vice-presidência; Nely Valdivino (PMN), na secretaria-geral; Juliano Lopes (PTC), na primeira-secretaria; e Catatau da Itatiaia (PSDC), na segunda-secretaria.

Os principais embates da sessão aconteceram depois que o vereador Gabriel Azevedo (PHS) acusou o ex-presidente Wellington Magalhães de ter comprado o voto de vários parlamentares para conseguir o apoio para Henrique Braga.

No primeiro turno, Braga recebeu 20 votos, Dr. Nilton (Pros) recebeu 15 votos, e o vereador Arnaldo Godoy (PT), recebeu 15 votos. No segundo turno, o tucano recebeu um voto a mais e com os 21 votos formou a maioria para assumir a principal cadeira do Legislativo Municipal.

Os vereadores que fizeram oposição ao nome de Braga reclamaram que o processo foi manipulado e que eles não foram chamados para a sessão de votação. O Teatro Francisco Nunes (onde ocorreu a sessão por causa de obras no plenário da Câmara), ficou tomado durante toda a votação e a plateia participou ativamente, vaiando e aplaudindo os vereadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)