(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senadores apresentam projeto alternativo sobre abuso de autoridade

Objetivo dos parlamentares é impedir que o pacote anticorrupção atrapalhem Lava-Jato


postado em 01/12/2016 17:37 / atualizado em 01/12/2016 17:42

Brasília - Um grupo de senadores apresentou nesta quinta-feira um projeto alternativo sobre abuso de autoridade. O texto original está previsto para ser votado na próxima terça-feira e conta com o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores da nova proposta, este não é o momento para debater o assunto, mas foi preciso reagir, porque o texto que poderá ser aprovado na próxima semana tem o objetivo atrapalhar o avanço das investigações da Operação Lava-Jato.

"Por que discutir isso agora, no momento em que o país faz uma ofensiva ao combate da corrupção? Isso é um contrassenso. Não há dúvidas de que o objetivo do projeto é intimidar o trabalho do Ministério Público e da magistratura", disse.

Segundo o senador, o projeto substitutivo apresentado nesta quinta vai garantir a liberdade de juízes e procuradores continuarem com as investigações. Entre as novidades do texto, o projeto também tipifica como crime a chamada "carteirada", que é quando um agente público usa do cargo ou do poder para conseguir uma vantagem.

O projeto substitutivo foi apresentado no mesmo dia em que o juiz Sérgio Moro, responsável na Lava Jato na primeira instância, participou de um debate no Senado e criticou a proposta. Para ele, aprovar o projeto sobre abuso de autoridade neste momento poderia passar a impressão, para a sociedade, de que os políticos querem "tolher as investigações".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)