(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prioridade de Kalil antes de assumir PBH é encontro com vereadores da capital

Prefeito eleito de Belo Horizonte quer marcar encontro com os 41 vereadores da capital para estabelecer uma relação cordial com o Legislativo. Novatos também serão procurados


postado em 04/11/2016 06:00 / atualizado em 04/11/2016 07:43

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Criticado no plenário da Câmara Municipal pelo seu discurso “antipolítico” adotado durante a campanha, o prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), quer conversar com os 41 vereadores da capital. De folga até domingo, o ex-presidente do Atlético Mineiro começa na segunda-feira uma série de reuniões com aliados para definir a equipe de transição – que deve ter o vice Paulo Lamac (Rede) à frente – e entre suas prioridades está um encontro com os parlamentares. Na primeira sessão plenária da Câmara depois das eleições, ocorrida na segunda-feira passada, vereadores o acusaram de autoritário e desrespeitoso com a Casa.

Provável articulador político de Kalil junto ao Legislativo – até porque já foi vereador da capital e tem experiência na Assembleia Legislativa –, Paulo Lamac afirmou ontem que o diálogo com os parlamentares será “calmo e sem correria”, e classificou de naturais as críticas recebidas pelo ex-cartola. “Desde o primeiro dia que lançamos a candidatura, estamos acostumados a críticas, algumas justas e outras injustas. O que nós temos que fazer é ter tranquilidade, organizar um governo que dê resposta à expectativa da população e estabelecer relação cordial e respeitosa com a Câmara”, afirmou o futuro vice-prefeito, atualmente deputado estadual.

Lamac preferiu não arriscar um palpite sobre o número de vereadores que deverão compor a base do governo Kalil. O PHS, partido do prefeito, elegeu quatro parlamentares. A Rede e o PV, legendas que integraram a coligação, não elegeram candidatos. Mas Lamac lembrou que alguns eleitos já manifestaram publicamente apoio ao ex-cartola, tais como Dr. Nilton (PROS) e o estreante Álvaro Damião (PSB). Ele ainda assegurou que a prefeitura não pretende interferir na disputa pelos cargos da Mesa Diretora da Câmara para a legislatura que se inicia em 1º de janeiro do ano que vem.

Ainda segundo Paulo Lamac, todos os 23 vereadores novatos serão procurados pela equipe de transição. “Cada parlamentar é protagonista de seu mandato, assim vamos lidar com eles. Estamos absolutamente tranquilos com relação ao desafio. Vamos conversar com cada um deles. E com todos. Existe uma relação institucional entre o Executivo e o Legislativo que será de respeito. O que nos interessa é a governabilidade”, argumentou. Por enquanto, fazem parte do grupo o vice e o deputado estadual Iran Barbosa (PMDB), que também foi uma dos coordenadores da campanha.

Sobre as articulações em torno do secretariado do governo Kalil, Paulo Lamac disse que os nomes já divulgados até o momento são meras “especulações”. Durante a campanha, o então candidato afirmou que vai preencher as secretarias apenas com técnicos ou políticos que entendam do que vão fazer. Alguns nomes que estariam em discussão é o ex-presidente da Companhia Estadual de Habitação, o engenheiro Claudius Vinicius Leite Pereira, que coordenou na campanha de Kalil tudo que envolveu habitação e ocupações urbanas, e é cotado para comandar a Secretaria de Obras e Estruturas ou Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), entidade que ele já presidiu na gestão do atual prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Para a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) um dos cotados é o vereador Tarcísio Caixeta (PCdoB), que não se reelegeu. Engenheiro, Caixeta já comandou a Sudecap e a Urbel nas gestões de Célio de Castro. O médico Jackson Machado Pinto é nome certo para comandar a Secretaria de Saúde. Conselheiro do Atlético, foi o responsável pelo programa de governo de Kalil para a área. A ex-diretora executiva do Atlético, Adriana Branco, braço direito de Kalil desde os tempos em que ele comandava o clube mineiro, deverá ter papel de destaque. Para a área de segurança pública, o mais cotado é o sociólogo Cláudio Beato, especialista em segurança pública e controle e prevenção da violência.

Equipe de transição


O Diário Oficial do Município (DOM) de ontem trouxe a publicação do decreto com os integrantes da Comissão de Transição de Governo (CTG). O grupo tem a tarefa de fornecer informações sobre o funcionamento dos órgãos municipais e relatórios gerenciais. Os representantes do prefeito eleito serão indicados por meio de um ofício para o prefeito Marcio Lacerda, que assinará uma portaria com os nomes.

Os representantes da atual administração são o secretário municipal de Governo, Vítor Valverde, o secretário municipal de Assuntos Institucionais, Marcello Abi-Saber, o secretário municipal de Políticas Sociais, Josué Valadão – que será um dos coordenadores do grupo –, o secretário municipal de Finanças, Pedro Meneguetti, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Bruno Passeli, o procurador-geral do Município, Rúsvel Beltrame, o controlador-geral do Município, José de Freitas Maia, a coordenadora executiva do Programa BH Metas e Resultados, Beatriz Góes, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social do Município, Regis Souto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)