(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jungmann: chega a 498 número de municípios atendidos por forças armadas


postado em 02/10/2016 13:49

Brasília, 02 - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que já são 498 municípios que contam com a presença das Forças Armadas neste domingo de eleições, número superior ao das eleições municipais de 2012, quando 477 municípios contaram com esse apoio para a segurança e a logística nas votações.

Para Jungmann, o aumento da presença das Forças Armadas em municípios durante as eleições se deve aos cortes de gastos com segurança por parte dos Estados, como reflexo da crise fiscal.

Desse total, estão incluídos os seis municípios da Paraíba, cujo deslocamento do efetivo das Forças Armadas foi autorizado neste domingo. No total, são 25,4 mil militares do Exército, da Marinha e Aeronáutica em 16 Estados. Dessas localidades, 103 solicitaram o apoio logístico das tropas para o transporte de urnas eleitorais e funcionários dos tribunais eleitorais. Em outras 395 cidades, os militares foram convocados para garantir a segurança para a votação e apuração. Estão sendo utilizados 1.241 viaturas, 4 veículos blindados, 90 embarcações, um navio patrulha e 30 aeronaves.

Jungmann afirmou que na madrugada deste domingo houve ataques com coquetéis molotov para incendiar três escolas em São Luís, no Maranhão, que estavam preparadas para receber os eleitores. Segundo o ministro, a tentativa de incendiar os colégios não foi bem sucedida. Em um dos casos, houve disparo de um tiro de advertência por parte do efetivo das Forças Armadas. Os colégios foram abertos para a votação às 8 horas e, até as 11 horas deste domingo, não foi registrado nenhum tipo de incidente na cidade, segundo o ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)