(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibope e Datafolha apontam segundo turno entre João Leite e Kalil na disputa pela PBH

Na véspera da eleição, as pesquisas indicam o tucano em primeiro lugar, seguido pelo ex-presidente do Atlético. Nos últimos dias os dois candidatos trocaram alfinetadas antecipando a disputa do segundo turno.


postado em 01/10/2016 19:29 / atualizado em 01/10/2016 20:29


Duas pesquisas divulgadas na noite deste sábado sobre a intenção de votos válidos para a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte apontam que a eleição vai para o segundo turno, com disputa entre os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS).

Na pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo, que levou em consideração a intenção de votos válidos, o deputado estadual João Leite aparece em primeiro lugar, com 41% das intenções. O ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil, vem na segunda colocação, com 29% das intenções de voto.

O terceiro colocado é o vice-prefeito Délio Malheiros (PSD), com 6% das intenções, empatado com o deputado federal Rogrigo Pacheco (PMDB). Em seguida, estão os deputados Reginaldo Lopes (PT) e Luis Tibé (PTdoB), empatados com 4%.

O deputado Eros Biondini tem 3% das intenções. Os candidatos Marcelo Álvaro Antônio (PR), Maria da Consolação (PSOL) e Sargento Rodrigus (PDT) tem 2%, e Vanessa Portugal (PSTU), tem 1%.

Nesse cálculo estão excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Federal para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo Ibope, “a um dia da eleic%u0327a%u0303o, Joa%u0303o Leite se mantém na liderança da disputa pela PBH e terá Kalil como adversário no segundo turno". 

 

O Ibope ouviu 1.106 eleitores entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Datafolha

De acordo com a pesquisa divulgada neste sábado pelo Datafolha, João Leite e Kalil também disputarão o segundo turno das eleições em Belo Horizonte. O tucano aparece na frente, com 39% das intenções de votos válidos, seguido por Kalil, com 23%.

A diferença entre a Datafolha e Ibope aparece na terceira e na quarta colocação das pesquisas. Segundo a Datafolha, o terceiro na corrida municipal da capital mineira é Rodrigo Pacheco, com 8%, seguido de Reginaldo Lopes, com 7% das intenções. Délio Malheiros vem na quinta colocação, com 6%. Seguido por Eros Biondini, 4%; Luis Tibé, Maria da Consolação, Sargento Rodrigues e Marcelo Álvaro Antônio, empatados co 3%. A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, tem 1%.

Segundo o Datafolha, “com 39% dos votos válidos, João Leite deve enfrentar Kalil (23%) no 2º turno em BH”.

O Datafolha, pesquisa encomendada pelo jornal “Folha de São Paulo” e pela TV Globo, ouviu 1.751 eleitores entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)