(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro do TCU depõe e nega interferência de Argello em CPIs


postado em 23/08/2016 08:19

São Paulo, 23 - Em seu depoimento como testemunha do ex-senador Gim Argello (PTB-DF), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo negou qualquer tipo de tentativa do ex-parlamentar de interferir nos trabalhos das CPIs da Petrobrás no Congresso e no Senado, em 2014, para proteger empreiteiros investigados na Operação Lava Jato.

Vital do Rêgo era senador pelo PMDB naquele ano e presidiu as duas comissões até o fim novembro, quando a sua indicação ao Tribunal de Contas da União foi aprovada pelo Congresso Nacional.

O depoimento do ministro do TCU ao juiz da Lava Jato foi tomado por videoconferência no dia 29 de julho e durou pouco mais de 15 minutos. Além de Argello, a ação envolve seu filho e outros sete acusados de arquitetar um esquema que, segundo a Lava Jato, teria evitado a convocação de empreiteiros nas CPIs da Petrobrás.

Naquele ano, as duas comissões encerraram os trabalhos sem convocar nenhum executivo das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

De forma sucinta, ele negou todos os questionamentos da defesa de Argello sobre se houve qualquer interferência ilegal, pedido para não convocar empresários ou mesmo troca de favor. "Não, absolutamente", afirmava o ministro sempre que indagado.

'Cordial'

Questionado sobre a índole do ex-senador, preso desde abril na Lava Jato, acusado de receber propinas para evitar a convocação de empreiteiros na duas CPIs, Vital do Rêgo elogiou o ex-colega de Senado. "Tinha sempre com todos um tratamento muito cordial", disse.

A investigação, com base nas delações de vários empreiteiros, revelou que o ex-senador teria cobrado propina de sete empreiteiras que atuaram no cartel na Petrobrás. Ao menos a OAS e a UTC, segundo a investigação, acertaram os pagamentos. O dono da UTC, Ricardo Pessoa, em delação, revelou o repasse de R$ 5 milhões para Argello. A OAS não comenta o assunto.

Parte da quantia foi repassada via doações oficiais para os partidos da coligação do ex-senador nas eleições de 2014 – formada por DEM, PR, PMN, PRTB e PTB. O Ministério Público Federal não acusa nenhum da legendas de irregularidades pois, segundo os investigadores, não há provas de que tinham conhecimento de que o pagamento era decorrente dos crimes de Argello.

Parte da propina teria sido entregue ainda em espécie para Argello, incluindo uma parcela em euros e outra parte ainda teria sido destinada como doação de R$ 350 mil para uma paróquia de Brasília.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)